
Alamy
Número de Vezes que o SL Benfica ganhou o Campeonato depois de perder na Primeira Jornada
Corpo do artigo
Liga Portuguesa: Perder na Primeira Jornada Significa Perder o Campeonato?
Se a derrota no Estádio do Bessa, a abrir a última temporada, foi difícil de digerir para muitos adeptos encarnados, ainda mais terá sido o recente desaire em Famalicão, na jornada inaugural da época 2024/2025.
Antes de mais porque, também no Estádio Municipal, as Águias tinham entregado, cerca de três meses antes, o título de campeão nacional ao seu eterno rival lisboeta – e logo pelos mesmos números. Mas não só: também como em inícios de Maio, a reedição do confronto contou com um golo de Zaydou Youssouf, médio franco-comoriano que, em ambas as partidas, logrou desferir, ao cair do pano, um remate certeiro em posição frontal à baliza defendida por Trubin.
Como se isso não bastasse, Roger Schmidt acabou mesmo por quebrar um recorde negativo, dado que, em toda a sua história, o SL Benfica nunca havia perdido a partida inaugural do campeonato em dois anos consecutivos.
As Estatísticas
Mas de que modo podemos esperar que esta estreia gorada se reflicta no desempenho ao longo do restante campeonato? Para começar, os dados não abonam exactamente a favor dos encarnados. Ao todo, e contabilizando a presente temporada, o Benfica perdeu o primeiro jogo da liga por 14 vezes:
- <b>1946-47</b> – FC Porto (3-2)
- <b>1950-51</b> – Sporting (1-3)
- <b>1952-53</b> – Vitória FC (2-1)
- <b>1969-70</b> – Leixões SC (2-0)
- <b>1973-74</b> – Boavista FC (2-0)
- <b>1976-77</b> – Sporting CP (3-0)
- <b>1981-82</b> – FC Porto (2-1)
- <b>1985-86 </b><b> </b>– FC Porto (2-0)
- <b>1991-92</b> – Boavista FC (0-1)
- <b>2000-01</b> – FC Porto (2-0)
- <b>2010-11</b> – AAcadémicaC(1-2)
- <b>2013-14 </b><b> </b>– CS Marítimo (2-1)
- <b>2023-24</b> – Boavista FC (3-2)
- <b>2024-25</b> – FC Famalicão (2-0)
Em todas estas ocasiões, só por duas vezes o clube da Luz conseguiu superar a concorrência e vencer o título. A saber, em 1976-77 e 2013-14, respectivamente com John Mortimore e Jorge Jesus ao leme. Aliás, salta de imediato à vista um curioso facto: em ambos os casos, a derrota aconteceu contra uma equipa não oriunda do Norte ou do Centro. Ou, o mesmo é dizer: sempre que o Benfica perdeu na primeira ronda diante de um clube do Norte ou do Centro, nunca ganhou o campeonato.
As Conclusões
De resto, não surpreende que, neste momento, o Benfica seja considerado por algumas casas de apostas apenas como o terceiro mais provável candidato a ganhar a Liga Portuguesa. Sobretudo porque, depois de realizadas as duas primeiras jornadas, Porto e Sporting conseguiram amealhar todos os pontos em disputa, além disso contando com um score de golos bastante favorável, em especial no que respeita aos verdes e brancos.
A operadora Solverde, por exemplo, concede uma odd de 3.10 aos comandados do técnico alemão, atribuindo por isso uma probabilidade mais favorável tanto a Dragões como a Leões. Consequência evidente do desaire em Famalicão, dado que, em operadoras como a Betclic, a Betano ou a Bwin, antes de início do campeonato, o Benfica surgia mais destacado.
Como é evidente, e porque a temporada é longa, nada disto significa que as Águias estejam irremediavelmente arredadas da luta pelo troféu – muito pelo contrário. Não só têm o segundo plantel mais valioso da liga, de acordo com o Transfermarkt, como uma vez mais voltaram a investir em jogadores que marcaram a diferença por onde passaram, desde logo Pavlidis e Beste, além de contarem novamente com os préstimos de Renato Sanches. Por isso, mesmo sublinhando as saídas de Rafa e João Neves, e a mais do que provável transferência de David Neres, nem por isso o Benfica se encontra desprovido de qualidade futebolística, sendo por isso expectável que a disputa se mantenha acesa ao longo da época. Embora, claro está, os associados tão cedo não esqueçam a falsa partida, que, a juntar a resultados insatisfatórios num futuro próximo, poderá comprometer o momento da equipa para o que resta da temporada e implicar o fim da linha para Roger Schmidt na Luz.