FC Porto

FC Porto e a Supertaça: Baía, João Pinto, o rei e até o Penta

Em 2013 o FC Porto venceu o Vitória de Guimarães Ivan del Val/Global Imagens

Confira algumas curiosidades em torno do FC Porto e a Supertaça. Dragões defrontam o Aves neste sábado.

João Pinto e Baía com recorde de títulos...

João Pinto e Vítor Baía, ambos com oito conquistas, são os jogadores que mais Supertaças ganharam em Portugal. Ambos conseguiram essa soma apenas pelo FC Porto.

... mas o lateral foi quem mais jogou

O lateral-direito, com 25 jogos disputados, ganha nesse ranking particular. A grande diferença para Vítor Baía está na própria idade e no modelo da prova, que passou de se disputar a duas mãos para uma final única. Baía apanhou várias assim. João Pinto não.

Domingos é o goleador máximo

Os 65 golos que o FC Porto marcou em 29 edições da prova são, como também parece óbvio, um recorde coletivo. O individual é de Domingos Paciência: seis golos em seis edições. É ele o goleador da Supertaça. O filho, Gonçalo, deixou o clube há pouco tempo.

Artur Jorge é o rei entre os treinadores

O Rei Artur é o treinador com mais Supertaças conquistadas: 1984 e 1986 (primeira passagem pelo FC Porto) e 1990 (segunda passagem). Fernando Santos (1998 e 1999), José Mourinho (2003 e 2004) e Jesualdo Ferreira (2006 e 2009) ganharam duas cada um.

Penta da prova também é exclusivo

O penta de Supertaças é também exclusivo do FC Porto. Foi entre 2009 e 2013. Primeiro, vitória sobre o Paços de Ferreira (2-0), depois ao Benfica (2-0), a seguir ao V. Guimarães (2-0), Académica (1-0) e novamente aos vimaranenses (3-0).

Redação