Numa jornada em que todos os concorrentes diretos desperdiçaram pontos, o empate da equipa de José Peseiro acabou por ser uma espécie de adeus ao quinto lugar.
O sonho europeu do Vitória já andava difícil, mas depois de concluída a 30.ª jornada, só com uma reta final portentosa e imaculada é que será possível chegar ao quinto lugar, que, de resto, só hoje se sabe se dará acesso às competições internacionais na próxima época, em consequência dos resultados das meias-finais da Taça de Portugal.
O empate em casa da equipa de José Peseiro diante do V. Setúbal impediu a subida de dois lugares na classificação e a aproximação ao Rio Ave e ao Marítimo. Isto porque todos os concorrentes diretos empataram (além da divisão de pontos entre o Boavista e o Chaves, também o Marítimo e o Rio Ave só somaram um ponto). Um triunfo teria deixado os vitorianos a cinco pontos do quinto lugar.
Nesta altura, com quatro jornadas pela frente e tendo menos sete pontos do que vila-condenses e maritimistas, o Vitória está praticamente obrigado a vencer os próximos três jogos (Feirense, Moreirense e Tondela), adversários que estão envolvidos na luta pela permanência, para depois ainda ter a hipótese de lutar pelo quinto posto na derradeira ronda, frente ao FC Porto, em Guimarães. Um cenário, portanto, muito complicado, também em boa parte devido ao comportamento irregular da equipa. Ainda que matematicamente possível, a qualificação europeia passou a ser uma miragem.
Se não é altura para assumir publicamente o fracasso pelo rendimento desportivo, até pela tal esperança matemática, a verdade é que o principal foco da SAD já está direcionado para a construção do plantel para a próxima temporada, na qual, tendo em conta o que foi dito durante a campanha eleitoral, o investimento na equipa será significativamente maior. Sendo assim, espera-se uma movimentação forte no mercado de verão, também devido aos jogadores que irão sair. Por enquanto, esta reta final de época vai sendo aproveitada para José Peseiro fazer algumas escolhas para a versão do Vitória 2018/19.