Liga Europa

DIRETO| Sporting regressa de Astana praticamente apurado

[fim]

94|Terminou o duelo.

93|Bom remate de Bruno Fernandes a acabar. Eric defendeu com dificuldades.

92|A partida está a terminar. O Sporting está mais do que bem posicionado para se apurar para os oitavos de final desta Liga Europa.

90|Quatro minutos de compensação.

89|Bem de fora da área, Anicic atirou rasteiro, com a bola a embater no poste esquerdo da baliza de Patrício. O guardião segurou depois a recarga de Twumasi.

88|Bruno Fernandes foi também o que mais cruzou nos leões, com um total de 10 centros.

87|Joga-se agora a meio-campo, com as duas equipas absolutamente conformadas quanto ao resultado.

86|[sub]|Sai Tomasov, entra Murtasayev.

86|Piccini é o segundo melhor na percentagem de passes certos até ao momento. Somou 90,2 por cento de passes certos, num total de 41 efetuados.

85|Battaglia ainda não falhou um passe. Fez 35 até agora, todos certos.

84|[sub]|Sai Gelson, entra Rúben Ribeiro.

84|Com cinco tentativas, Bruno Fernandes é neste momento o homem mais rematador do encontro.

82|[amarelo]|Para Maevsky.

81|[amarelo]|Para Beysebekov.

80|Quanto a Bruno Fernandes, com o golo e a assistência de hoje, passa a somar 11 tentos e 14 passes para golo. Excelente temporada deste reforço contratado à Sampdória.

78|Gelson, por sua vez, passa a somar 10 golos e 10 assistências na corrente temporada.

76|[amarelo]|Para William.

76|Doumbia apontou em Astana o oitavo golo com a camisola leonina. Marcou em todas as provas em que participou... à exceção da I Liga.

74|Eric nega o 4-1 a Gelson. O internacional português rematou de primeira após um passe de Piccini.

73|25 por cento de eficácia para os leões até agora, com três golos em 12 remates desferidos.

71|O Sporting tem vantagem também na posse de bola: 57-43 (por cento)

70|Perspetiva-se uma fase final de partida bastante tranquila para Jorge Jesus e seus pares.

69|...e esta equipa do Astana não parece ter argumentos para vir a Lisboa dar a volta à eliminatória na segunda mão.

68|Em superioridade numérica e com dois golos de vantagem, o Sporting tem a vitória nesta partida praticamente assegurada...

64|[sub]|Sai Despotovic, entra Malyy.

63|Bryan Ruiz falha o 4-1 de cabeça. A bola, cruzada da esquerda, saiu a rasar um dos postes da baliza de Eric.

62|[sub]|Sai Doumbia, entra Montero.

62|[vermelho]|Para Logvinenko.

62|[2amarelo]|Logvinenko.

60|A reviravolta começou num penálti de Bruno Fernandes (48'), seguindo-se os golos de Gelson (50') e de Doumbia (56'). A equipa da casa (e o público) entrou de repente num pesadelo.

60|O panorama parecia sombrio para o Sporting, mas em apenas oito minutos tudo mudou em Astana, capital do Cazaquistão.

58|[sub]|Sai Coentrão, entra Battaglia.

57|[sub]|Sai Kleinheisler, entra Stanojevic.

56|O lance do terceiro golo sportinguista começa em William, que lateraliza para Acuña. Este vislumbra a desmarcação de Bruno Fernandes na esquerda e mete-lhe a bola a jeito. De primeira, o médio cruza rasteiro ao segundo poste, onde Doumbia só tem que encostar. Golo fácil para o marfinense que veste de verde e branco.

56|[golo]|Doumbia!

54|O Astana já reage à desfeita.

53|Twumasi senta André Pinto e atira forte, mas muito torto.

50|Reviravolta de rajada. Logo a seguir ao penálti de Bruno Fernandes, os leões atacaram pela esquerda, através de Acuña. O argentino faz uma grande finta sobre um adversário e cruza largo para a área. Um defesa tenta cortar de cabeça, mas a bola sobra para Gelson, que remata cruzado, levando a bola a passar por entre as pernas do guarda-redes Eric.

50|[golo]|Gelson!

48|O médio leonino atirou rasteiro, para a esquerda do guardião contrário, que não adivinhou o lado.

48|[golo]|Sporting! Bruno Fernandes!

48|A falta foi apontada para punir mão de um defesa do Astana, na intercetação irregular de um cruzamento de Gelson que ia na direção da cabeça de Doumbia.

47|[penalti]|Para o Sporting!

46|Recomeçou o encontro.

[inicio]

[intervalo]

45|Intervalo em Astana. O Sporting está em desvantagem.

45|Agora foi a vez de o Astana ver um golo anulado. Anicic estava em posição irregular.

45|Um minuto de compensação.

43|Bruno Fernandes quase marca de livre-direto: foi enorme a defesa de Eric, todo em voo, a ir buscar a bola à "gaveta".

40|Só há uma explicação possível: eventual falta de Coates antes de cabecear.

40|Doumbia estava (bem) em jogo e não se vislumbrou qualquer falta de Coates. Não se percebe (para já) a anulação deste golo aos leões.

40|Golo anulado ao Sporting! Mal anulado, aparentemente. A jogada começa num canto de Acuña da direita. No centro da área, Coates cabeceia forte para defesa de Eric, sobrando a bola para Doumbia, que atira para dentro das redes.

39|Twumasi tem dado muito trabalho a Coentrão. Agora fintou-o e cruzou com perigo. Felizmente para este, sem consequências.

38|O Sporting já manda na posse de bola: 55-45 neste momento.

36|Centro-remate de Bruno Fernandes que Eric defende em cima da linha. O camisa oito leonino já obrigou Eric a duas defesas.

32|O aniversariante do dia evita o segundo do jogo com uma defesa de grande aparato. Ou melhor, duas. Primeiro foi o ganês Twumasi, com um remate forte que o guardião foi obrigado a largar. A bola foi ter a Despotovic que fez a recarga de primeira, mas Patrício foi rápido a levantar-se, desviando, todo em voo, a bola para canto. O Sporting pode agradecer ao seu guardião estar apenas com um golo de desvantagem.

32|Fantástico Patrício!

29|Doumbia vai à linha na direita e cruza para a entrada da pequena área, onde surge Acuña a desviar, mas por cima. Mais um remate do Sporting, que já fez vários com algum perigo.

26|Maevsky tenta a sorte num remate à meia volta, mas a bola sai ao lado.

25|[amarelo]|Para Coates.

25|Os leões começam a crescer no encontro, aproximando-se cada vez mais da área do Astana.

24|Quase o empate leonino! Bruno Fernandes atira um petardo de fora da área e é com grande dificuldade que Eric desvia com a ponta dos dedos para canto.

22|Resposta rápida dos cazaques: Despotovic recebe a bola sobre a meia-esquerda, atirando forte à baliza. A bola saiu a meia altura, em arco, mas Rui Patrício agarrou em segurança.

21|Na direita, Gelson, com um defesa à frente, mete-lhe a bola por um lado e passa pelo outro. O jogador adversário tropeça e quase cai, mas o leão não consegue aproveitar a finta, cruzando diretamente para as mãos de Eric.

17|Quase o golo do Sporting! E numa jogada ensaiada... Na direita, Acuña marcou um canto curto para Bruno Fernandes, que cruzou para a área leonina. Doumbia amorteceu e, já na pequena área, foi por muito pouco que Coates não conseguiu o desvio fatal, acabando a bola nas mãos de Eric.

13|Primeira iniciativa ofensiva dos leões: na direita, Gelson desvia-se de Shomko e cruza largo... para ninguém.

7|Um passe longo de Shitov, desde a direita da defesa, encontra Tomasov a fugir da esquerda para a zona central do ataque. Piccini não teve reflexos para perceber a desmarcação a tempo, ficando a ver o croata a ajeitar a bola e, depois, sem deixar cair, atirar com o peito do pé para dentro da baliza.

7|[golo]|Astana! Tomasov!

5|Boa jogada de entendimento do Astana. Twumasi na direita entrega a Despotovic, que devolve à direita, na direção de Maevsky. Este cruza para a zona do primeiro poste, mas Coates está atento e corta de cabeça.

2|Na esquerda do ataque, Tomasov entrega a Despotovic, que penetra na área e, com Coates à frente, remata à baliza. Sorte para os leões que a bola sai torta. Bastante.

1|Já se percebeu que a bola salta mais do que o habitual. O encontro decorre num relvado sintético...

1|Começou a partida.

0|Ouve-se o hino da prova.

0|Os jogadores já aquecem na Arena Astana.

0|Jorge Jesus promoveu três alterações relativamente ao onze que derrotou o Feirense. André Pinto substitui Mathieu, Fábio Coentrão entra para o lugar de Bruno César e Montero dá lugar a Bryan Ruiz.

0|Suplentes do Astana: Mokin, Zainutdinov, Maliy, Postnikov, Murazayev e Stanojevic.

0|Onze do Astana: Nenad Eric; Igor Shitov, Yuri Logvinenko, Marin Anicic e Dmitri Shoko; Abzal Beysebekov; Patrick Twumasi, Ivan Maevski, Laszlo Kleinheisler e MArin Tomasov; Djordje Despotovic.

0|Suplentes do Sporting: Salin, Rúben Ribeiro, Bruno César, Ristovski, Battaglia, Montero, Rafael Leão.

0|Onze do Sporting: Rui Patrício; Piccini, André Pinto, Coates, Fábio Coentrão; Gelson, William, Bruno Fernandes, Acuña; Bryan Ruiz, Doumbia.

0|Vamos conhecer os onzes iniciais!

0|O relvado sintético da Arena Astana foi duramente criticado por Jorge Jesus durante a conferência de imprensa de ontem. "Se eu mandasse na FIFA e na UEFA, sintéticos... Zero. Podem dizer que são de última geração, mas é tudo treta ao pé da relva", apontou o treinador dos leões, apesar de compreender as condicionantes que obrigam ao uso do sintético no frio do Cazaquistão.

0|Jorge Jesus não chamou Mathieu para o jogo desta tarde. O central francês ficou em Lisboa depois de ter mostrado algum desconforto na zona do tendão de Aquiles na perna direita, lesão que outrora quase lhe roubou a possibilidade de continuar a jogar futebol.

0|Os leões fizeram mais de seis mil quilómetros até ao Cazaquistão, onde estão nesta altura 17 graus negativos. Ainda assim, o palco do jogo desta tarde, a Arena Astana, é coberto e conta com aquecimento.

0|O jogo está marcado para as 16h00 e tem transmissão em direto na SIC.

0|O Sporting defronta hoje o Astana na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

0|Boa tarde.

[inicio]

Redação