FC Porto

Pedro Henrique a caminho do reencontro com Sérgio Conceição

Brasileiro esteve emprestado ao V. Guimarães e tem agora oportunidade de reencontrar Sérgio Conceição

Pedro Henrique faz parte dos planos do FC Porto para a próxima época e os responsáveis portistas já iniciaram os primeiros contactos para contratar o defesa-central brasileiro, que alinhou no V. Guimarães nas duas últimas temporadas. Os responsáveis do clube minhoto estão interessados na continuidade do jogador e pretendem um novo empréstimo, mas essa não é a intenção dos detentores do passe do central.

Pedrão, como também é conhecido, tem contrato com o Cianorte e os investidores deste pequeno clube do estado do Paraná não pretendem um novo empréstimo, estando apostados numa transferência a título definitivo que permita um bom encaixe financeiro. Nesse sentido, o FC Porto surge em boa posição para garantir a contratação de um jogador jovem (tem 24 anos) e com enorme margem de progressão. Isto além de já ter mostrado as grandes qualidades que tem nas duas épocas com a camisola do V. Guimarães.

Caso sejam bem-sucedidas as negociações entre o FC Porto e os investidores do Cianorte, os dragões garantem a contratação de um central de qualidade e resolvem um problema, tendo em conta que o plantel principal só conta com Felipe, Marcano e Boly. Chidozie fez parte da equipa B e pode rodar na próxima época para ganhar experiência e outro ritmo competitivo, além de não estar garantida a continuidade dos dois centrais titulares, isto porque tanto o brasileiro como o espanhol têm mercado.

A confirmar-se a transferência de Pedro Henrique, o central brasileiro irá reencontrar Sérgio Conceição, com quem trabalhou no V. Guimarães em 2015/16. Aliás, quando o treinador chegou à Cidade-Berço para substituir Armando Evangelista, Pedro Henrique estava na equipa B. Chamado à principal, começou por ficar no banco nos dois primeiros jogos, mas a partir do momento em que assumiu a titularidade, num jogo com o Rio Ave, a contar para a Taça da Liga, garantiu o estatuto de indiscutível. Na presente temporada, agora sob o comando de Pedro Martins, voltou a estar em bom plano, contribuindo para uma época de sucesso. Utilizado em 40 ocasiões em todas as competições, foi sempre titular.

Otávio pode facilitar adaptação

A confirmar-se a transferência de Pedro Henrique para o FC Porto, o central brasileiro poderá ter em Otávio um companheiro importante para ajudá-lo na adaptação a uma nova realidade. E não falamos apenas por serem compatriotas. Os dois foram companheiros no V. Guimarães na época passada, com a particularidade de terem passado pela equipa B do clube minhoto. Curiosamente, desde que Sérgio Conceição chegou à Cidade-Berço para treinar o Vitória, tanto Pedro Henrique como Otávio subiram imenso de rendimento. Os dois jogadores assumiram o estatuto de titulares indiscutíveis e estiveram em plano de evidência. As boas exibições do médio valeram-lhe, inclusive, o regresso ao Dragão.

Bruno Andrade/Manuel Casaca