O presidente da Liga recordou a capacidade da formação de Alvalade de gerar grandes talentos do futebol mundial
O presidente da Liga de Clubes, Pedro Proença, esteve presente na abertura do Congresso "The Future of Football", evento realizado pelo Sporting. O dirigente não poupou nos elogios ao clube lisboeta, recordando a importância que este tem na projeção do futebol nacional. "Discutir o futuro do futebol é fundamental, por isso felicito o Sporting por esta iniciativa onde podemos refletir sobre esta indústria que é a a nossa paixão, que é o futebol.
"Ronaldo, Nani, Moutinho, João Mário, Quaresma"
"O futebol profissional é, hoje, uma poderosa indústria no Mundo, não só pelos impactos económicos que gera, mas, e fundamentalmente, pelo seu mediatismo. Comecemos pelos impactos económicos: lembro que, desde o início do século, o futebol português exportou talento para as melhores ligas estrangeiras que geraram 1,2 mil milhões de euros. O Sporting Clube de Portugal é, neste capítulo, um dos mais relevantes agentes desportivos. Nesta era da informação, do mediatismo global e sem esquecer o nosso amigo Luís Figo, ainda nos anos 90, vários leões potenciaram as cores do clube e próprio país subindo aos mais importantes palcos internacionais. Todos eles vieram da formação e da atual Academia do Sporting, entre eles Cristiano Ronaldo, Nani, João Moutinho, João Mário, Ricardo Quaresma. E lembrar futebolistas internacionais que aprimoraram o seu talento em Alvalade, uma casa única, casos de Aldo Duscher ou Slimani."
Em suma, para Pedro Proença, "nunca é excessivo evidenciar a estratégia de formação do Sporting que muito engrandeceu o futebol nacional e o próprio país. É assim, pois, que se prepara o futuro. Consolidar estratégias com perspetiva de futuro hoje em dia passa pelo trabalho, pelas competências e, fundamentalmente, pelo empenho das Sociedades Desportivas."