O brasileiro só esteve apto em dois jogos de 2016/17. Falhou Tondela, V. Setúbal, Arouca, Besiktas e agora o Braga
Apesar dos esforços do departamento médico do Benfica, o avançado Jonas, ao que O JOGO apurou, não irá recuperar a tempo de ser opção para Rui Vitória no jogo de segunda-feira, na Luz, contra o Braga. O brasileiro está perto do regresso, mas só deverá ser hipótese para a jornada seguinte, para a deslocação a Chaves, embora necessite até lá de recuperar os índices físicos que perdeu neste período de baixa médica no qual esteve em repouso total.
Jonas sofreu uma fratura no tornozelo direito (em particular no osso osteofito do astragalo) no dia 10 de agosto, em treino, e foi operado no dia seguinte. A recuperação foi breve, como previsto, e regressou aos relvados contra o Nacional a 27 do mesmo mês, mas entretanto a cicatriz da operação sofreu uma infeção bacteriana que foi atacada pelos clínicos encarnados com tratamento intensivo à base de antibióticos. A fratura fez o brasileiro falhar os jogos com o Tondela e o V. Setúbal; voltou com o Nacional, e depois a infeção afastou-o dos jogos com Arouca, Besiktas e Braga. Ou seja, em seis jogos oficiais das águias em 16/17, só contaram com o goleador mor das últimas duas épocas em dois desafios (marcou na Supertaça, ao Braga, e ficou em branco com o Nacional).
O cenário atacante do Benfica, porém, está mais desanuviado para Rui Vitória, visto que Mitroglou, como o nosso jornal adiantou na edição de ontem, já está recuperado e preparado para entrar diretamente no onze - Jiménez também é baixa certa, tal como Rafa Silva que foi opção de recurso para compor a dupla atacante, onde também jogaram de improviso Cervi e Gonçalo Guedes.