João Moutinho tinha uma confiança cega em Rui Patrício
"A condição física não passa de um estado lastimável, como vocês podem dizer, para um estado ideal de um dia para o outro", defende João Moutinho, quando confrontado com o facto de ter vindo a perder tempo de utilização nos jogos de Portugal. O médio do Mónaco insiste, todavia: "Estive sempre dentro da minha forma física, tentei dar o meu melhor nos outros jogos e felizmente conseguimos o apuramento", afirmou aos jornalistas portugueses depois de consumado o apuramento para as meias-finais.
Depois de ter falhado nas meias-finais do Euro'2012, diante da Espanha, João Moutinho voltou a assumir a responsabilidade de marcar nas grandes penalidades, ajudando a derrotar a Polónia ao bater Fabianski. "Todos tínhamos a confiança que poderíamos marcar o penálti e a confiança que o Rui Patrício iria defender. Foi com esse espírito que fomos para as grandes penalidades. Felizmente estivemos muito bem a bater e tivemos o Rui em grande, com uma grande defesa. Depois o Quaresma que esteve muito bem e deu-nos a passagem às meias-finais", afirmou.
Sobre o que resta e o que pode oferecer, João Moutinho assume total disponibilidade. "Estou aqui para ajudar o grupo, tal como tenho feito em todos os jogos. Cada um tem a sua opinião e eu tenho a minha. Tenho de satisfazer aquilo que o treinador me pede e tentar o meu melhor. Vou continuar assim. Se o mister achar que posso ajudar viu dar o meu melhor para ajudar a seleção a conquistar os seus objetivos."