Futebol

Redução da II Liga para 20 clubes em discussão na AG

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, está presente na Assembleia Geral da Liga em que os clubes dos campeonatos profissionais vão decidir se aceitam a proposta da LPFP para reduzir a II Liga para 20 participantes em 2017/18.

Com a presença de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, os 18 clubes da I Liga e os 19 da II Liga estão reunidos desde as 10h15 na sede da Liga, no Porto. Nesta Assembleia Extraordinária, que conta com representantes dos outros grandes - Paulo Gonçalves, do Benfica, e Patrícia Silva Lopes, do Sporting -, os 37 clubes dos campeonatos profissionais vão discutir a proposta da Liga de redução do segundo escalão para 20 clubes em 2017/18.
A Liga pretende que, além de descerem quatro clubes e subirem dois do Campeonato de Portugal de 2016/17 para 2017/18, seja disputado um play-off pelo 17º e 18º classificado da II Liga e pelos terceiro e quarto classificados do primeiro escalão do futebol não profissional.
Esta proposta não parece agradar aos clubes da II Liga, atendendo a que poderá haver a possibilidade de serem despromovidos seis clubes na mesma edição da II Liga.
Garantida a fórmula de redução para 20 equipas em 2017/18, ao que O JOGO apurou parece haver um consenso de estabilizar o número de equipas que descem (dois da II Liga) e que sobem, outros dois do Campeonato de Portugal.
Além de Pinto da Costa, estão presentes na Assembleia Geral mais quatro presidentes de clubes da I Liga: Júlio Mendes, do Vitória de Guimarães, António da Silva Campos, do Rio Ave, Álvaro Braga Júnior, do Boavista, e José Eduardo Simões, da Académica.

Melo Rosa