Portugueses

Português à beira do título angolano

Facebook de João Paulo Costa

Recreativo do Libolo está a uma vitória do título em Angola. João Paulo Costa é o treinador.

O treinador português João Paulo Costa pode conquistar na quarta-feira o seu primeiro título, após nove meses de trabalho em Angola, ao serviço do Recreativo do Libolo, em jogo da 28.ª jornada do campeonato angolano de futebol.

Em declarações à agência Lusa, o técnico assumiu hoje o objetivo de carimbar desde já a revalidação do título da equipa do Cuanza Sul na partida frente ao Recreativo da Caála, quando ainda faltam três jornadas para terminar o campeonato angolano de futebol de 2015.

"O objetivo é vencer amanhã [quarta-feira] o 'Girabola' e continuar a fazer aquilo que temos vindo a fazer até aqui, ou seja mostrar a boa qualidade do nosso jogo, contando com a competência, caráter e atitude da equipa", apontou o treinador português.

João Paulo Costa, de 43 anos, substituiu em julho o francês Sebastien Desabre como treinador principal do Libolo, mas desde janeiro que já integrava a equipa técnica. Em toda a segunda volta do Girabola não perdeu qualquer jogo, tendo atualmente uma vantagem de sete pontos sobre o 1.º de Agosto, o mais direto perseguidor.

"Quando assumi as funções tinha noção de que havia condições para poder chegar a este momento próximo de conquistarmos um dos objetivos da época, que é vencer o 'Girabola'", apontou o técnico português, reconhecendo por outro lado o falhanço da Taça de Angola, em que o Libolo foi afastado já este mês, nas meias-finais da competição.

Se vencer na quarta-feira, em casa, na vila de Calulo, a equipa do Recreativo do Cáala - que por sua vez precisa de três pontos para carimbar a permanência na principal divisão do futebol angolano -, o Libolo revalida o título nacional, conquistado em 2014, sendo o quarto na sua história.

"Cheguei a Angola em janeiro, estou a adaptar-me a um contexto diferente. Depois, na segunda volta, passei a ter uma nova forma de ver o jogo, mas tem sido uma experiência extremamente positiva, com um grupo de trabalho fantástico", concluiu.

Antes de ingressar na equipa de Calulo, o português foi treinador-adjunto do Estoril Praia, treinador nas camadas jovens do Benfica, tendo integrado ainda a formação do Sporting, na Academia de Alcochete.

Toda a jornada 28 do Girabola se disputa esta quarta-feira, às 15:30. O Libolo pode ainda sagrar-se campeão mesmo que não vença, em função do resultado do 1.º de Agosto, que recebe em Luanda a surpresa da competição de 2015, o Progresso da Lunda Sul.

Na luta pela permanência no Girabola destaque igualmente para o confronto de Luanda entre o vice-campeão em título, Kabuscorp do Palanca, e o ASA, com a equipa aviadora a precisar urgentemente de pontos para conseguir fugir à despromoção.

O mesmo acontece com o Bravos do Maquis, que joga na Lunda Norte, no terreno do Sagrada Esperança, e com o Sporting de Cabinda, que viaja até Luanda para defrontar o Progresso do Sambizanga, ambas na luta pela continuidade na principal divisão.

Redação