FC Porto

Aboubakar continua a ser o mais eficaz

Aboubakar fez quatro golos em 339 minutos de jogo no FC Porto (média de um golo a cada 85 minutos por golo). Nos três jogos em que foi titular, marcou por duas vezes.

Vincent Aboubakar precisa de apenas 85 minutos para marcar um golo no FC Porto, um registo superior ao do habitual titular, Jackson Martínez (98"). Apesar da inegável eficácia, o internacional camaronês ainda só jogou 339 minutos ao longo da temporada, repartidos por um total de 11 jogos, três deles como titular. Resultado: quatro golos marcados. A verdade é que as poucas oportunidades oferecidas a Aboubakar, sobretudo em contextos mais difíceis, continuam sem deixar perceber a verdadeira dimensão futebolística do avançado que o FC Porto contratou no início da época ao Lorient - pagou três milhões de euros por 30 por cento do passe.

No entanto, os números apresentados nos três jogos em que foi titular também são bons: ficou em branco na visita à Ucrânia, para defrontar o Shakhtar, mas, depois, marcou na receção à equipa de Donetsk (um grande golo de fora da área), antes de ter feito mais um em Vila do Conde, para a Taça da Liga. Três jogos a titular, dois golos.

Em Moreira de Cónegos, Aboubakar entrou apenas no último minuto, no regresso ao futebol português depois de ter passado o último mês ao serviço da seleção dos Camarões. Na CAN"2015, o avançado esteve longe de corresponder às expectativas, tendo sido considerado, pela agência France Press, uma das cinco desilusões da competição. "Saiu sem qualquer golo e sem mostrar aquilo que se esperava", escreveram os franceses.

Redação