Liga dos Campeões

Benfica eliminado da Champions

O jogo de São Petersburgo era decisivo para o Benfica e para o Zenit na Liga dos Campeões. Portugueses e russos tinham quatro pontos e quem perdesse dizia adeus à prova. Levou a melhor a equipa treinada por André Villas-Boas, que marcou o golo salvador aos 79', num lance em que Hulk assistiu e Danny tocou para as redes. Com este resultado (1-0), o Benfica soma a terceira derrota em cinco jornadas da fase de grupos da Champions e já não tem hipóteses matemáticas de se apurar para os oitavos de final.

94|Fim de jogo na Rússia: o Benfica perde por 1-0 com o Zenit e já não tem possibilidades de se qualificar para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

94|Enzo Pérez mete na área, mas Lima está em posição irregular.

93|Falta de Witsel na zona ofensiva. Livre para o Benfica.

92|[2amarelo]|Luisão derruba Shatov, que fugia pela esquerda, vê o segundo cartão amarelo e é expulso. O Benfica fica reduzido a dez jogadores.

90|Três minutos de compensação.

90|Hulk entra na área do Benfica, pela direita, perto da linha de fundo, e, em disputa com Ola John, deixa-se cair. O árbitro manda seguir.

87|Bola longa de Maxi Pereira, na esperança de encontrar Derley ou Lima no eixo do ataque. O guarda-redes Lodygin agradece e amarra o esférico.

85|O Benfica tenta chegar ao empate, mas não está a conseguir entrar na defensiva do Zenit.

82|Ola John centra da esquerda e Neto antecipa-se a Derley, cedendo canto.

82|[sub]|Sai Samaris, entra Ola John.

81|Ola John vai entrar.

79|[golo]|Danny, mais rápido do que Samaris e Luisão, foge na grande área do Benfica e finaliza o cruzamento arrancado por Hulk no lado direito.

78|Enzo Pérez levanta a bola para a área, Luisão amortece de cabeça, mas Derley faz jogo perigoso e o lance morre aí.

77|Neto derruba Lima junto à quina direita da área do Zenit. Livre para o Benfica.

76|Hulk cobra o livre de forma direta, mas não acerta no alvo.

75|Enzo Pérez rasteira Shatov. Livre para o Zenit, já perto da área do Benfica.

74|Lima desmarca Salvio. O argentino acelera nas costas da defesa do Zenit, mas o guarda-redes Lodygin sai da grande área e afasta o esférico, não escapando ao choque frontal com o adversário.

71|Hulk cruza da direita, Júlio César salta e segura.

71|Canto para o Zenit na direita. Gaitán desfaz de cabeça.

70|[sub]|Sai Talisca, entra Derley.

69|Danny bate canto à esquerda. Júlio César segura a dois tempos.

67|Jorge Jesus vai mexer pela primeira vez: Derley prepara-se para entrar no Benfica.

66|O árbitro Nicola Rizzoli fala com André Villas-Boas e repreende-o, pedindo-lhe contenção nos protestos.

65|[sub]|Última alteração no Zenit: sai Ryazantsev, entra Shatov.

63|Enorme corte de André Almeida no centro da área do Benfica, impedindo que Hulk, servido por Danny, ficasse isolado.

62|Enzo Pérez escorrega junto à linha lateral e tem de ser assistido. Nada de grave.

60|Excelente lance de Gaitán a romper na esquerda, batendo Anyukov, mas depois o cruzamento rasteiro não é desviado por nenhum dos companheiros de ataque.

58|[sub]|Segunda alteração forçada no Zenit: sai Javi García (lesionado), entra Fayzulin.

57|Enzo Pérez faz duas fintas e acelera pelo corredor central, mas o último passe sai-lhe muito comprido.

53|Javi García lesiona-se e vai ter de sair. A coxa direita do espanhol cedeu. E Gaitán, com um gesto de fair play, parou a jogada para que o ex-companheiro fosse assistido.

50|Luisão, solto na área do Zenit, tenta o remate de pé direito, mas não acerta na baliza. O Benfica carrega, mas Jardel atrapalha Lima e perde-se mais uma hipótese para visar a baliza com êxito.

47|O primeiro remate no reinício é do Benfica, por intermédio de Gaitán, após perfuração pela esquerda.

45|Recomeça o jogo: agora sai o Benfica.

45|Termina a primeira parte: 0-0.

45|Hulk, já perto da área do Benfica, toca para a esquerda, para Danny, que dispara contra Maxi Pereira.

45|Nicola Rizzoli dá três minutos de compensação.

45|Anyukov arrisca amarelo com entrada sobre Gaitán. Teve sorte.

44|[amarelo]|Criscito derruba Salvio por trás e é advertido.

42|Hulk apanhado em fora de jogo.

38|Grande oportunidade para o Benfica! De um flanco para o outro: Gaitán cruza da esquerda e Salvio, antecipando-se a Criscito, aparece na direita da área, a dominar o esférico e a disparar para defesa de Lodygin.

37|Maxi Pereira cruza da direita e Gaitán, ao segundo poste, eleva-se e cabeceia, mas a bola não leva a direção da baliza, nem chega à zona de Lima.

37|[amarelo]|Hulk trava Enzo Pérez em falta e é advertido.

36|[amarelo]|Luisão é advertido por falta cometida sobre Rondón.

36|Lima leva a bola pela esquerda, em contra-ataque, mas depois, já perto da área do Zenit, decide mal e perde-se a oportunidade.

33|Salvio, na direita, recebe de Talisca e, com um par de fintas, assusta a defensiva do Zenit. O argentino cruza depois para servir Lima, mas não é bem-sucedido.

31|Talisca bate o canto e cria algum perigo, mas Salvio leva um braço à bola e o árbitro dá pela marosca, assinalando livre contra o Benfica.

30|Salvio tenta romper pela direita e ganha um canto na direita.

30|[amarelo]|Neto derruba Talisca e é penalizado disciplinarmente.

29|Maxi Pereira conduz pela direita e cruza... sem nexo. Pontapé de baliza para o Zenit.

26|Júlio César amarra a bola cruzada da esquerda por Ryazantsev.

23|[sub]|Lombaerts é rendido por Neto.

22|Lombaerts, magoado, vai ter de ser substituído. Primeira contrariedade para o Zenit de André Villas-Boas. Vai entrar o central português Neto.

21|[amarelo]|Samaris varre Witsel e é advertido. O grego completa uma série de três cartões amarelos na fase de grupos da Champions e está automaticamente suspenso na próxima e última jornada.

17|Jogo parado para assistência a Witsel, que sai magoado de um duelo aéreo com Samaris.

16|Após canto curto na direita, Hulk cruza largo, para o segundo poste, mas Maxi Pereira corta de cabeça. A insistência do Zenit é travada por um fora de jogo assinalado pelo assistente Renato Faverani.

16|Hulk cria problemas pela direita, mas André Almeida resolve. Canto para o Zenit.

15|O guarda-redes Lodygin sai da baliza e, com uma palmada, afasta a bola cruzada por Enzo Pérez na cobrança do canto.

14|Pela esquerda do Benfica, Gaitán ganha um pontapé de canto.

13|O Benfica procura ter bola para desenhar ataques.

11|[amarelo]|Jardel derruba Rondón e é advertido.

8|Jardel complica e deixa escapar a bola para Hulk, que tenta embalar e ganhar espaço para o tiro, mas não consegue, porque o central do Benfica recupera e bloqueia o remate.

7|Enzo Pérez corre pelo meio e tenta servir a desmarcação de Lima, que se estica, mas não alcança o esférico.

6|Hulk bate com força, Júlio César defende, mas sacode a bola para a frente. Grande confusão no meio da área, mas o esférico acaba por chegar às luvas de Júlio César.

5|Samaris comete falta sobre Hulk, perto da quina direita da área do Benfica. Livre perigoso, ao jeito do pé esquerdo de Hulk.

4|Talisca recebe de Gaitán no corredor central, tenta perfurar, mas acaba por cometer falta sobre um defensor.

2|Hulk parado em falta por André Almeida no lado direito. Livre para o Zenit. Sem problemas para Júlio César e seus pares.

1|Livre para o Zenit, no lado esquerdo. Danny bate e a defesa encarnada alivia.

0|Rola a bola, começa o jogo. Sai o Zenit.

0|Os capitães Danny e Luisão trocam galhardetes e decidem quem dá o pontapé de saída.

0|As equipas entram em campo. Ouve-se o hino da Champions.

0|Este será o nono confronto de Villas-Boas com o Benfica de Jorge Jesus, tendo vencido cinco jogos e perdido em três ocasiões.

0|O onze da equipa russa inclui cinco jogadores que disputaram o campeonato português: Garay, Witsel e Javi Garcia, que até representaram o Benfica, Hulk e Danny. Luís Neto está no banco de suplentes.

0|Esta é a 10ª participação do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões e a quinta presença do Zenit.

0|Os guarda-redes das duas equipas aquecem no relvado. Faltam cerca de 40 minutos para o início da partida.

0|Zenit: Lodygin, Anyukov, Garay, Lombaerts e Criscito; Javi García, Witsel e Ryazantsev; Danny, Hulk e Rondón. Suplentes: Malafeev, Luís Neto, Smolnikov, Shatov, Fayzulin, Tymoshchuk e Arshavin.

0|Benfica: Júlio César; Maxi, Luisão, Jardel e André Almeida; Samaris, Enzo Pérez, Salvio e Gaitán; Talisca e Lima. Suplentes: Artur, César, Benito, Cristante, Pizzi, Ola John e Derley.

0|Já há onze oficiais!

0|O Benfica vive a melhor fase da temporada, com quatro vitórias consecutivas. O Moreirense foi a última vítima, em jogo da Taça de Portugal.

0|Vejamos como está ordenado o Grupo C antes desta quinta jornada: Leverkusen (nove pontos), Mónaco (cinco), Zenit (quatro) e Benfica (quatro).

0|O Benfica joga uma carta decisiva na fase de grupos da Champions. Uma derrota na Rússia é o adeus à Liga dos Campeões, e até às provas europeias, caso o Mónaco vença o Bayer Leverkusen.

0|Boa tarde!

Redação