O tenista de Guimarães aparece esta segunda feira no 49º lugar do Ranking ATP liderado por Rafael Nadal, que destronou Djokovic do primeiro lugar e voltou à liderança 101 semanas depois.
João Sousa entrou oficialmente no grupo dos 50 melhores tenistas do mundo, figurando no "ranking" desta semana no 49.º lugar, duas posições acima em comparação à anterior lista.
Numa classificação que volta a ser comandada pelo espanhol Rafael Nadal, que destronou o sérvio Novak Djokovic e regressou ao topo da hierarquia 101 semanas depois, João Sousa reforçou a condição de melhor português de sempre na classificação do ATP Tour.
No domingo, Nadal não conseguiu abrilhantar da melhor forma o esperado regresso a nº 1 do Mundo, garantido sábado, ao perder precisamente com Djokovic na final do Open da China, por 2-0 (6-3 e 6-4).
Rafael Nadal tem uma magra vantagem de 40 pontos sobre Djokovic, mas tem de defender muito menos pontos até ao final da presente época.
O espanhol, pela 103.ª semana como nº 1, tem pela frente 1.340 pontos para defender, enquanto Djokovic conta com a missão de somar 4.035 pontos, que implica revalidar os títulos em Xangai e o Masters Cup, prova que junta os oito melhores do "ranking" e encerra a temporada.