Outros

Académica|Domingos quer Briosa acima da 7º posição

O antigo treinador dos estudantes sabe que o clube luta pela permanência, mas a amizade que o liga a Conceição leva-o a desejar um sucesso superior ao alcançado, por si, em 2009

Durante dois dias, Domingos Paciência foi espectador atento do trabalho que a Académica está a desenvolver no estágio na Praia de Quiaios. O ex-treinador da Briosa não hesitou perante a possibilidade de rever algumas caras conhecidas, mas sobretudo de estar com Sérgio Conceição.

Domingos admitiu, a O JOGO, que o amigo teve "uma atitude realista" quando assumiu os destinos da equipa a cinco jornadas do fim do último campeonato e numa posição difícil: "Soube adaptar-se à necessidade de pontos. Não privilegiou a qualidade de jogo, mas sim a necessidade de pontuar. Terá apelado à entrega e ao compromisso dos jogadores e os resultados foram alcançados."

Agora com mais tempo para preparar a nova época, aquele que também treinou o Braga, Sporting e Corunha revelou que Conceição "está à procura de uma equipa com intensidade, dinâmica e grande disponibilidade", acreditando que a Briosa tem condições para assegurar a permanência, embora "a tarefa não seja fácil". Domingos reconhece que esse é "o grande objetivo" da turma estudantil que tentará "consolidar uma posição na I Liga". "Se isso acontecer, pode fazer uma boa classificação como aconteceu comigo", numa alusão ao 7º lugar de 2008/2009, uma das melhores classificações dos capas negras nos últimos 30 anos. "Se o Sérgio pode ter um resultado igual? Ficava muito contente se fizesse melhor do que eu. É meu amigo e quero o melhor para ele. Aliás, tenho muitos amigos no clube e só posso desejar-lhes o melhor", respondeu.

Curiosamente, em 2008, Sérgio esteve para ser jogador de Domingos precisamente na Académica, mas tal não se concretizou. "Disse-me que queria terminar a carreira na Académica, mas não foi possível. Agora teve esta oportunidade e é daqueles casos em que pode dizer-se que um treinador está a trabalhar por amor a um clube e a uma cidade", salientou.

Ricardo Sousa