Tacuara marcou a todos os rivais na caminhada na prova, é o melhor goleador da equipa e o artilheiro-mor ante ingleses. Só faltam os blues para fazer o pleno.
Uma equipa vale pelo seu todo, mas Cardozo é um caso à parte e uma das armas encarnadas que mais pesadelos estarão a provocar aos defesas do Chelsea - e, em sentido contrário, é também dele que os adeptos benfiquistas mais esperam para o Benfica conquistar um troféu europeu 51 anos depois. E o histórico do Tacuara fala por si, ou não seja o goleador paraguaio um terror habitual para as equipas inglesas que têm surgido no seu caminho, numa lista de "atropelamentos" que já vai longa e à qual apenas falta acrescentar o nome do adversário de hoje. Newcastle, Manchester United, Liverpool - que, sob a comando de Rafael Benítez, sofreu três golos do 7 da Luz - e Everton sabem bem do que Cardozo é capaz...
O camisola 7 dos encarnados, suplente utilizado no último jogo da equipa, ante o FC Porto, voltará a conduzir um onze que hoje dará início a uma final que escapava ao Benfica há 23 anos. E Cardozo não é um jogador qualquer no rendimento das águias de Jorge Jesus, porque é o melhor marcador da equipa na temporada (30 golos), é também o rei dos golos nos jogos europeus (8) e, na caminhada encarnada nas lides da Liga Europa, rumo à final de Amesterdão, não houve adversário que tenha escapado à sua estocada fatal.
Bayer Leverkusen, Bordéus, Newcastle e Fenerbahçe não encontraram antídoto para o veneno goleador destilado por Cardozo, tendo o Spartak de Moscovo, na Liga dos Campeões, também baqueado perante esta química que o internacional paraguaio revela com as balizas dos rivais. São oito os golos europeus, seis deles apontados na prova que hoje se define, vários decisivos para o Benfica somar já 16,1 milhões de euros na Europa esta temporada e, em caso de triunfo hoje, acrescentar mais 2,5 milhões a esse bolo, sem contar com receitas de bilheteira e de transmissões televisivas.
No entanto, esturricar "bifes" tem sido mesmo uma das especialidades do cardápio de Cardozo, que hoje deverá voltar a contar com o apoio de Lima para reeditar a dupla mais produtiva das águias ao longo da temporada nas várias competições. O Tacuara não só marcou em seis dos últimos dez jogos contra ingleses como só lhe falta faturar frente ao Chelsea, ao qual não marcou nos dois jogos dos "quartos" da Liga dos Campeões da época passada.
Além disso, em todo o seu vasto historial europeu, o Benfica já combateu oito adversários ingleses e o paraguaio é o maior artilheiro de sempre das águias nesta guerra, com... oito tiros certeiros, numa lista em que os perseguidores mais próximos - José Augusto, Nené, Isaías e Saviola - lograram apenas três golos.