Jackson precisa de dois golos para superar a marca de Cardozo em 2009/10 e ser o melhor marcador do pós-Jardel.
Jackson Martínez pode igualar e ultrapassar os 26 golos apontados por Cardozo em 2009/10, que fizeram do avançado do Benfica o melhor marcador da última década de um campeonato português. "Basta" marcar hoje ao V. Setúbal, frente ao qual até bisou na primeira volta. O encontro da 27ª jornada é a primeira de quatro oportunidades que o colombiano terá ao seu dispor para superar a marca do Tacuara. Depois de ter bisado na jornada passada em Moreira de Cónegos, Jackson recuperou pelo menos a confiança para este primeiro assalto ao registo de Cardozo e para deixar a sua impressão digital de goleador na história do futebol português.
Num clube marcado pela passagem de avançados como Fernando Gomes, Domingos, Benni McCarthy, Lisandro e Falcao, entre outros, sem esquecer Mário Jardel, ainda hoje detentor do título de melhor goleador do milénio, com os 42 golos marcados em 2001/02 com a camisola do Sporting, o colombiano tem sabido ser digno dessa herança. "Há que valorizar aquilo que o Jackson fez, porque não é fácil alcançar isto para quem chegou esta época ao futebol português e à Europa", comentou Domingos Paciência a O JOGO. E quem melhor do que o antigo avançado do FC Porto para falar de jogadores como Jardel - com quem jogou - ou de outros avançados que entretanto passaram pelo clube e que pôde seguir de perto. "São todos diferentes, mas é certo que o Jackson é um dos melhores que passou pelo clube. Mas todos eles tinham características diferentes e cada um à sua maneira deixou alguma coisa, algum significado no clube. Com o Jackson, não será diferente", sublinhou.
Com quatro jornadas pela frente, a verdade é que o colombiano tem até a oportunidade para fazer melhor do que Cardozo, apesar de recentemente ter estado seis jogos "em silêncio". "Independentemente disso, marcar 25 golos é sempre um sinal de qualidade e o Jackson marcou alguns golos neste campeonato que comprovam a grande qualidade técnica que tem", apontou Domingos. Numa altura em que o avançado do FC Porto está na disputa pela Bota de Bronze com Falcao, as perspetivas não podiam ser melhores, mas prometem ser superadas na próxima temporada, a julgar pelas palavras de Domingos: "Ele vai ser ainda melhor jogador, porque tem qualidade e potencial para mais."