Artigos Capa

Jackson disputa bota de bronze com Falcao

Iguais em quase tudo. Carreira do Cha Cha Cha no Dragão é fotocópia da época de estreia de El Tigre, mas o atual avançado chegou primeiro aos 30 golos. Só no campeonato, ambos têm 25 golos e estão no pódio dos goleadores europeus.

Jackson é mais rápido do que a sua sombra. O avançado chegou aos 30 golos, entre todas as competições, pelo FC Porto. Para isso precisou de 39 jogos enquanto Falcao - as comparações são, de facto inevitáveis - levou mais duas partidas para chegar a esse número na época de estreia no Dragão. Porém, a concorrência entre os dois colombianos não se limita ao FC Porto. A defender clubes diferentes, os dois avançados esgrimem argumentos esta época para a conquista da Bota de Bronze, prémio atribuído anualmente pela UEFA, que distingue os três melhores marcadores dos campeonatos europeus. Messi, se não houver surpresas, vai ficar com a Bota de Ouro e a Ronaldo dificilmente escapará a de prata.

Tanto El Tigre como El Cha Cha Cha têm, neste momento, 25 golos marcados, que significam 50 pontos no ranking da UEFA porque tanto o campeonato português como o espanhol valem dois pontos por golo. Assim como o inglês e o italiano, refira-se, onde Van Persie - que fez um hat trick na segunda-feira - e Cavani surgem a "morder" os calcanhares aos dois colombianos. Jackson está à frente do compatriota porque tem menos jogos e menos minutos no campeonato. O portista conseguiu os 25 golos em 26 jornadas e 2325 minutos, enquanto Falcao leva 29 jogos e 2477 minutos. Dito de outra forma, Jackson precisa de 93 minutos para faturar e Falcao de 99.

Até ao final dos respetivos campeonatos a luta promete endurecer, com Jackson a ter menos dois jogos pela frente do que Falcao, o que lhe poderá "custar" o pódio entre os maiores goleadores do Velho Continente. Certo é que nesta altura Jackson já tem tantos golos no campeonato português quantos Falcao marcou na prova na época de estreia em Portugal: 25. Ou seja, mais um e supera a marca do seu antecessor. Mas nas contas finais, entre todas as provas disputadas, Jackson tem um desafio pela frente: chegar aos 34 golos de Falcao em 2009/10. E o número de jogos, se o atual avançado portista não falhar nenhum, até vai ser o mesmo: 43.

O trajeto de um e de outro no FC Porto parece mesmo tirado a papel químico, conforme se pode ler na página seguinte, onde é feita uma comparação aos dois avançados. Basta dizer, por exemplo, que os dois estrearam-se a marcar no primeiro jogo que fizeram com a camisola azul e branca, que chegaram à sexta jornada com cinco golos na conta pessoal, ou até que ambos atravessaram o maior período de seca entre março e abril.

Redação