A final do futebol, entre Brasil e México, é um dos múltiplos destaques do preenchido penúltimo dia de Londres'2012.
A final do futebol, entre Brasil e México, é um dos múltiplos destaques do preenchido penúltimo dia de Londres'2012, dedicado a um conjunto de finais de desportos coletivos e decisões igualmente no atletismo, no estádio olímpico.
Em Wembley, frente a um rival que nunca foi ao pódio no futebol, o Brasil, dos portistas Hulk, Alex Sandro e Danilo, procura o inédito ouro, depois da prata em 1984 (0-2 com França) e 1988 (1-2 com União Soviética), e do bronze em Atlanta'1996 e Pequim'2008.
No basquetebol feminino, os super favoritos Estados Unidos procuram o quinto título consecutivo (tem seis em nove edições) frente à surpreendente França, que nunca esteve num pódio olímpico.
O Montenegro é o "outsider" na final do andebol feminino, lutando frente à favorita Noruega, que defende o título conquistado em Pequim2008: as nórdicas foram prata em 1988 e 1992, perdendo ambas as vezes para a Coreia do Sul, e bronze em 2000.
Brasil e Estados Unidos reeditam a final de voleibol de Pequim'2008 que as "canarinhas" venceram por 3-1: as aspirantes ao trono, que no seu historial têm apenas duas pratas, ainda não cederam qualquer "set" na prova.
A encerrar as modalidades coletivas, Alemanha e Holanda disputam a final masculina de hóquei em campo, enquanto Austrália e Grã-Bretanha lutam pelo bronze.
No estádio olímpico, destaca-se a final dos 5000, em que Mo Farah (nascido na Somália, mas compete pela Grã-Bretanha) vai tentar contrariar o favoritismo dos etíopes Dejen Gebremeskel, Yenew Alamirew e Hagos Gebrhiwet.O queniano Thomas Pkemei Longosiwa, o norte-americano Bernard Lagat e o marroquino Abdalaati Iguider são candidatos a intrometer-se.
Nos 800 metros femininos, atenção maior à luta pelo ouro entre Pamela Jelimo (Quénia), Caster Semenya (África do Sul) e Mariya Savinova (Rússia).
As russas Anna Chicherova e Svetlana Shkolina e a norte-americana Chaunté Lowe são as principais candidatas ao pódio do salto em altura feminino.
Já o dardo masculino deverá virar a Leste, com o favoritismo do checo Vitezslav Vesely, do letão Vadims Vasilevskis e do ucraniano Oleksandr Pyatnitskaya. A jornada do atletismo fica ainda marcada pelos 50 quilómetros marcha masculinos e os 20 femininos.
Na canoagem, disputam-se as finais K1, K2 e C1 da distância mais rápida, os 200 metros, nas quais Teresa Portela procura reforçar o papel de "estrela" que a modalidade assumiu em Portugal nestes Jogos Olímpicos. Depois da medalha de prata do K2 1.000 Fernando Pimenta/Emanuel Silva e do sexto lugar dos K4 500 e K2 500 femininos, Teresa Portela fecha a representação lusa na final de K1 200, na distância em que foi bronze europeu em 2011 e 2012.
Nas restantes finais de um dia que vai atribuir 32 medalhas de ouro, atenção para a ginástica rítmica, ciclismo BTT, luta livra, vela (Elliott 6 m), pentatlo moderno, pugilismo, saltos para a agua e taekwondo.