04

CR7 resolve à bomba

Dez meses e meio. Foi o tempo que Cristiano Ronaldo teve de esperar para festejar novamente um golo de livre - ainda contou com a colaboração de um defesa contrário. Ontem, à quadragésima tentativa da temporada, o CR7 furou a baliza adversária de livre pela primeira vez desde 15 de Maio do ano passado, em Villarreal. Além do livre, Ronaldo marcou mais um golo e fez duas assistências, contribuindo decisivamente para a vitória número 1500 do Real na história da liga espanhola, um recorde absoluto.

O jogo afigurava-se muito complicado, mas os merengues trataram de o descomplicar logo a abrir. Aos sete minutos, Ronaldo desequilibrou pela esquerda e cruzou para Benzema, que fez um golo fantástico, ao jeito de Van Basten na final do Euro'88.

O Real acabaria por chegar ao intervalo com o jogo praticamente resolvido, com dois golos entre os 37' e os 40'. Primeiro por Ronaldo, com um tiro indefensável do meio da rua, e depois através de um chapéu de Higuaín à saída do guarda-redes.

O golo do Osasuna a abrir a segunda parte de nada serviu, porque o CR7 não estava para aí virado: aos 70' marcou de livre e sete minutos depois proporcionou a Higuaín o centésimo golo do argentino pelo Real. Já o craque português chegou aos 37 golos na liga e tornou-se no primeiro em toda a história a marcar mais de 36 vezes em duas épocas em Espanha.

A "manita" em Pamplona tornou também o Real a equipa que necessitou de menos tempo para chegar aos cem golos na Liga espanhola: apenas 30 jornadas. Está agora a sete golos de bater o recorde absoluto, conseguido pelo próprio Real em 1989/90.

Como jogaram

Ronaldo - Uma grande exibição: em quatro remates, fez dois golos, um dos quais de livre, já soma 37 na liga e é o melhor marcador. Aos remates certeiros. juntou ainda duas assistências.

Fábio Coentrão - Entrou aos 79', já com o resultado feito, para o lugar de extremo-esquerdo. Ainda fez um remate.

Castro - O médio do Gijón não teve vida fácil. Conseguiu rematar duas vezes à baliza do Saragoça e sofrer três faltas, mas sem resultados práticos. Saiu aos 65', com o jogo empatado a uma bola.

Postiga - Tem sido um dos heróis na fantástica recuperação do Saragoça: ontem marcou o primeiro golo da equipa em Gijón e ainda atirou mais uma bola ao poste, além de outros quatro remates. Saiu aos 68', com o jogo empatado.

Eliseu - Fez uma exibição pálida na derrota do Málaga com o Bétis, sendo substituído logo ao intervalo.

Duda - Entrou para o lugar do compatriota Eliseu e esteve bem mais ativo. Fez quatro remates, um dos quais bastante perigoso.

Nélson - Titular no Bétis em Málaga, travou as investidas dos compatriotas pelo seu lado. Viu amarelo.

www.facebook.com/diariodesportivo.ojogo

BRUNO VENÂNCIO