>A análise de JVP
Naval-Braga
1 Braga aguenta bem a pressão
O Braga mais uma vez demonstrou que sabe aguentar a pressão. Quando toda a gente estava à espera que o Benfica se sagrasse campeão esta semana, o Braga mostrou que está disposto a lutar até ao fim, recusando-se a baixar os braços e fazendo-o de forma categórica e merecida.
2 Explorar as costas da defesa da Naval e aproveitamento das bolas paradas
Ontem vimos um Braga a praticar um futebol mais directo e objectivo. Foi mais uma prova que a equipa de Domingos tem sabido ultrapassar os problemas que lhe têm surgido, tanto os castigos como as lesões. Com Mossoró a actuar entre linhas, esta equipa é diferente. Como está indisponível, assistimos às entradas de Matheus e Renteria, que pedem bolas em profundidade. Foi uma aposta em surpreender uma defesa que frente ao Benfica já tinha mostrado grandes dificuldades quando a bola é metida nas suas costas. À semelhança do Benfica, também o Braga tem um elevado aproveitamento dos lances de bola parada ofensivos e o facto de os três primeiros golos terem surgido na sequência de lances desse tipo mostra que Domingos estuda bem os adversários e sabe quais as suas debilidades.
3 Domingos tem sabido contornar as dificuldades
Domingos conhece bem a sua equipa e promove alterações não no sistema mas na forma de jogar. É na forma de ultrapassar as adversidades que se vê a competência dos treinadores. No caso do Braga, vimos que o castigo ao Vandinho coincidiu com um período em que o Madrid estava lesionado. Recorreu-se ao Olberdam, mas a verdade é que o regresso do Madrid veio acalmar as coisas em relação a uma posição que ameaçava tornar-se um problema. Da mesma forma, a falta do Mossoró, um jogador que cria linhas de passe e dá dinâmica à equipa, conseguiu ser resolvida com o Luis Aguiar e outro tipo de futebol.
4 Braga vai lutar até ao fim e o Benfica não vai abrandar
Acredito que é possível termos campeonato até à última jornada. O Braga já deixou claro que vai lutar até ao fim e o Benfica não vai, certamente, abrandar. Daí a minha grande curiosidade em relação ao jogo do Dragão. Se há aspecto que certamente não vai constituir um problema é a motivação dos elementos do Braga, tanto jogadores como treinador. Tal como este já disse, este Braga, que está a fazer a melhor época da história, já foi campeão e os seus jogadores têm tido um comportamento exemplar.