03

Renovação com Ukra inclui cláusula de Meuro 20

O FC Porto incluiu uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros, na recente renovação de contrato com Ukra, até 2014. Os dragões mantêm assim a política de blindagem dos jogadores mais cobiçados do mercado, ou com um potencial promissor, como é o caso do médio emprestado ao Olhanense. No final do jogo com o Rio Ave, que assinalou a primeira vitória dos algarvios fora de casa (5-1), mesmo sem ter tido a garantia de que faria parte do plantel do FC Porto na próxima época, Ukra confessou-se animado com mais um passo importante na carreira.

Com uma cláusula de rescisão elevada, os azuis e brancos voltam, uma vez mais, a salvaguardar-se financeiramente perante a pressão do mercado de transferências que se avizinha, até porque Ukra já faz parte das referências de vários olheiros estrangeiros e já foi apontado na Imprensa como sendo alvo de Newcastle, Blackburn, Fulham e Recreativo de Huelva, entre outros.

Com os 20 milhões de euros de cláusula de rescisão, Ukra entra para uma extensa lista de jogadores do FC Porto nas mesmas condições. Ainda no mercado de Inverno, Rúben Micael tinha-se comprometido com o FC Porto até 2014, com uma cláusula de 30 milhões de euros.

Dois meses antes, em Novembro, o jovem Sérgio Oliveira, de 17 anos, viu o seu contrato renovado até 2012, com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, um recorde, em Portugal, para jogadores da sua idade, mas ainda assim, longe dos 100 milhões de euros acordados com Hulk, no final da época passada, depois da cobiça despertada pelos elogios de Quique Flores, Alex Ferguson e Dunga, entre outros. Mas o FC Porto tem mais seis jogadores (Belluschi, Bruno Alves, Rolando, Maicon, Fernando e Raul Meireles) presos por cláusulas de 30 milhões.

Cláusulas

Meuro 100 - Hulk

O Incrível já era uma das contratações mais caras de sempre do FC Porto e de uma época para a outra tornou-se no jogador do clube e do futebol português com a cláusula de rescisão mais elevada, com 100 milhões de euros.

Meuro 30 - B. Alves

Os 30 milhões de euros da cláusula de rescisão de Bruno Alves ajudaram a segurar o capitão do FC Porto no final da época passada, mas não é caso único no plantel com uma cláusula tão elevada. Rúben Micael foi o último a ver incluído o mesmo valor no contrato rubricado com o FC Porto.

Meuro 25 - Sapunaru

O lateral romeno vai na sua segunda temporada de azul e branco e beneficia de uma cláusula de rescisão tão elevada como a da grande maioria dos jogadores do plantel do Sporting.

Meuro 20 - A. Pereira

Os dragões foram felizes ao negociar uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros com Álvaro Pereira, ele que se tem revelado um jogador fundamental no clube, o que já terá contribuído para a sua valorização.