11

Ricardo Santos vai de bicicleta a Fátima

Serão cerca de 400 km em cinco etapas diferentes. Depois de, no início da Primavera, ter prometido que iria de bicicleta a Fátima se conseguisse obter o cartão do European Tour, Ricardo Santos vai agora cumprir a promessa. O melhor jogador português da actualidade deverá arrancar quinta-feira de Vilamoura, onde treina habitualmente, chegando ao santuário na segunda-feira.

Depois disso, tirará uma semana de férias. O regresso aos treinos está previsto para o dia 10, altura em que deverá ser realizado em Vilamoura um evento de "kick off" da temporada, com o envolvimento dos patrocinadores. Para meados do mês está marcada mais uma visita a Inglaterra, para nova sessão de trabalho com o treinador Denis Pugh.

O regresso aos fairways dar-se-á a partir de 1 de Janeiro, dia em que Ricardo parte para a África do Sul, para os seus três primeiros torneios como membro pleno da primeira divisão europeia: Africa Open, Joburg Open e Volvo Golf Champions. Este último marcará o início da parceria fixa com o caddie argentino Jorge Gamarra, ex-Francesco Molinari.

Filipe Lima também se inscreveu nesses três torneios, em que poderá participar mesmo sem cartão do circuito. Até lá, porém, ainda vai tentar recuperar o estatuto de membro do European Tour na última fase da Escola de Qualificação, de 10 a 15 de Dezembro, no PGA Catalunya Resort, em Girona (Espanha).

Também na corrida a lugares na primeira divisão europeia estão Hugo Santos, irmão de Ricardo, e Nuno Henriques. Ambos estarão presentes a partir desta sexta-feira, num de quatro torneios simultâneos da segunda fase da Escola de Qualificação, o do El Valle Golf Resort, em Múrcia (Espanha). O objectivo imediato é passar para a etapa de Girona.