11

Não foi um sonho foi mesmo real

Nem é preciso chegar ao último jogo! O Benfica empatou pela primeira vez em Old Trafford e com isso garantiu o acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões - tem vantagem nos confrontos directos com Manchester United e Basileia e está afastada a hipótese de empate a três. Jorge Jesus andava atrás da história e ganhou a corrida no Teatro dos Sonhos, apresentando uma equipa ofensiva, a jogar olhos nos olhos com o papão europeu. Os encarnados continuam assim sem perder, sendo a par do Barcelona as únicas com esse estatuto no Velho Continente. Depois de meia hora fantástica, cederam à magia de Nani, perderam o controlo do jogo, mas acabaram voltar com um golo de Aimar e, quando as coisas apertaram, lá estava o rei Artur (já pode ter esse estatuto, não?) a resolver o problema.

Jorge Jesus prometeu uma equipa sem muitas surpresas e cumpriu, colocando no relvado jogadores de cariz ofensivo (Amorim ficou no banco), tecnicistas, homens que gostam de ter a bola colada ao pé. Percebeu-se a intenção: enervar o adversário, obrigando-o a correr atrás da bola. E tudo correu de feição durante meia hora. Witsel e Javi García ataram Fletcher e Carrick e Aimar sobrava para organizar o jogo. Nas faixas, Gaitán derretia Evra, enquanto Bruno César dava conta de Fábio pela frente. Ferdinand e Jones estavam em constante vigilância ao jovem Rodrigo.

E o Benfica surpreendeu, realizando muito provavelmente os melhores 30 minutos da temporada. Numa equipa a funcionar como um relógio suíço, apenas Emerson destoava - Valência ganhou quase todos os lances ao lateral brasileiro.

O bom desempenho encarnado foi premiado logo no arranque numa jogada de Gaitán, concluída por Phil Jones, que tentara o corte mas acabou por trair De Gea. O Manchester tentava reagir, mas esbarrava na cortina encarnada e raramente a bola chegava em boas condições a Berbatov. Só que do outro lado havia Nani e, depois de tirar bem a medidas a Maxi Pereira, desatou a jogar e a fazer jogar. Quem beneficiou com isso foi precisamente Berbatov, que a 15' do intervalo empatou num desvio de cabeça - estava em posição irregular -, ele que já não marcava na Champions há três anos!

O Benfica caiu de produção e acabou a primeira parte em sérias dificuldades. A situação complicou-se mais ainda com a lesão de Luisão, aos 56'. Os encarnados estavam vulneráveis e sem o seu capitão pior ficaram, dando a total iniciativa do jogo a Nani e seus pares. O golo de Fletcher após um cruzamento de Evra já se desenhava há algum tempo. Artur ia adiando como podia, mas nada podia fazer na entrada de rompante do médio inglês. O jogo até parecia decidido, mas num lance isolado, nascido da garra das águias, Aimar deu a melhor sequência a uma arrancada de Bruno César e empatou de novo o jogo, dando alguma tranquilidade à equipa até ao fim.O assédio do Manchester foi forte, mas Rodrigo até poderia ter piorado a situação para a equipa de Sir Ferguson ao cair do pano, com um remate que saiu a centímetros do poste.

Golo de Berbatov foi em fora-de-jogo

O turco Cuneyt Çakir cometeu um erro grave ao validar o golo de Berbatov, que cabeceou em posição de fora-de-jogo. De resto, preocupou-se muito em deixar jogar, deixando passar em claro algumas faltas, mas contribuindo para o ritmo elevado da partida.

Man. United - Benfica, 2-2

19h45

ESTÁDIO Old Trafford

RELVADO bom estado

ESPECTADORES 74873

ARBITRAGEM

ÁrbitroCuneyt Çakir [Turquia]

AssistentesBahattin Duran/Tarik Ongun

4º ÁrbitroHüseyin Göçek

GOLOS

[0-1]Phil Jones p.b.3'

[1-1]Berbatov30'

[2-1]Fletcher59'

[2-2]Aimar61'

-

MANCHESTER UNITED: De Gea (4), Fabio (6) (Smalling, 82, 2), Phil Jones (4), Rio Ferdinand (5) e Evra (7); Carrick (4) e Fletcher (5); Valência (6) (Hernández, 80', 2), Young (6), e Nani (8); Berbatov (7).

TREINADOR Alex Ferguson

pontos O Jogo de 0 a 10

Suplentes não utilizados

LindegaardGR

RafaelLD

Gibson MO

GiggsAE

Park Ji-SungAD

AMARELOS

Fletcher33'

Carrick76'

VERMELHOS

Nada a assinalar

BENFICA: Artur (8); Maxi Pereira (5), Luisão (5) (Miguel Vítor, 58', 6), Garay (6) e Emerson (4); Javi García (6) e Witsel (7); Gaitán (6) (Matic, 68', 5), Aimar (7) (Rúben Amorim, 83', -) e Bruno César (6); Rodrigo (5).

TREINADOR Jorge Jesus

pontos O Jogo de 0 a 10

Suplentes não utilizados

EduardoGR

NolitoAE

Nélson OliveiraAV

CardozoAV

AMARELOS

Garay16'

Artur39'

Maxi Pereira85'

VERMELHOS

Nada a assinalar

SÉRGIO ANDRÉ, enviado especial a Manchester (Inglaterra)