Gorou-se a hipótese de um dérbi de Lisboa na final da UEFA Futsal Cup, que se disputa amanhã em Almaty, no Cazaquistão, mas, mesmo assim, o perigo número um para o Sporting fala português. Trata-se do brasileiro Rogério Negão, 32 anos, pivô do Montesilvano, um sósia de Seedorf que é um poço de força e já ontem se revelou decisivo na eliminação do Benfica com uma assistência para o 1-0. Emanuel Magalhães, mais conhecido por Bibi, passou uma década em Alvalade e agora actua em Itália, conhecendo por isso o Montesilvano e confirmando aquilo que o jogo dos encarnados denunciou: para fazer história frente ao conjunto transalpino, depois de ontem ter vencido o Kairat por 3-2, na meia-final, a equipa leonina precisa de controlar Rogério. "É muito bom, possante, desequilibra bastante", salienta Bibi a O JOGO.
Para o futsalista do Casino de Veneza, da 2ª divisão transalpina, as características do brasileiro enquadram-se no estilo "agressivo e defensivamente forte" do Montesilvano, que chega à final depois de bater o Benfica por 3-0. "Ele adora o contacto. Há pivôs que não gostam, mas ele provoca o contacto, porque fisicamente é muito forte. Já jogou em Espanha, no Boomerang, e está nesta fasquia há muito tempo", assinala.
Bibi lembra que o seu antigo clube tem "um grupo mais jovem", mas acredita que o Sporting pode conquistar o troféu pela primeira vez. "A juventude pode também ser uma vantagem, uma vez que eles vão querer mostrar o seu talento e têm vivacidade no jogo", afirma, sem esquecer que também a equipa leonina tem gente habituada a conquistas. "Alex, por exemplo, que já foi campeão europeu [em 2004/05, pelos belgas do Action 21 Charleroi], e outros internacionais portugueses. Creio que vai ser muito equilibrado", diz este sportinguista que amanhã vai estar "a torcer" pelos verdes e brancos. "Seria óptimo para o futsal português", defende, revelando que, em Itália, o futsal está "mais desenvolvido" do que acontece por cá. "A segunda divisão, onde jogo, equipara-se à primeira divisão de cá. É muito competitiva, tem muitos jogadores de alto nível", garante Bibi, jogador nuclear do primeiro classificado da fase regular da segunda divisão italiana.