04

Campeão a meio festeja até ao fim

O Trofense terminou a primeira volta da Liga Orangina no primeiro lugar, com mais um ponto do que a Oliveirense, e, se confirmar a regra, vai mesmo subir ao escalão principal. É que nas 20 edições já realizadas deste escalão criado em 1990/91, apenas uma vez o campeão de Inverno não festejou a subida no final do campeonato. Essa excepção aconteceu em 2002/03, temporada em que o Salgueiros completou a primeira volta no topo da classificação, mas acabou por ficar num modesto décimo lugar.

De resto, em 13 ocasiões o vencedor da primeira volta acabou mesmo por ganhar o campeonato, e isso verificou-se sempre desde que esta divisão passou a ser disputada por 16 clubes. O próprio Trofense viveu essa experiência em 2007/08, repetindo o que fora conseguido na época anterior, pelo Leixões, e nas subsequentes, por Olhanense e Beira-Mar.

Numa altura em que a Liga Orangina vai entrar na fase de todas as decisões e em que se verifica um enorme equilíbrio na parte cimeira da tabela - três pontos apenas separam o líder Feirense do quarto classificado, a Oliveirense -, este pode ser um sinal motivador para a equipa treinada por Porfírio Amorim. A regularidade será mais uma vez a chave do sucesso e, nesse aspecto, o Trofense tem vindo a ser assertivo ao longo da segunda volta. Apesar de nunca ter liderado em duas jornadas consecutivas, passou seis rondas seguidas em lugares de subida e, após um interregno de duas, está novamente nessa condição.