04

Público contribuiu para o espectáculo

Villas-Boas pediu, o público do Dragão respondeu presente. As bancadas não lotaram, mas ficou perto - 44 719 espectadores - e o ambiente esteve ao nível da importância da partida: quer no apoio ao FC Porto quer na contestação às decisões de Bjorn Kuipers em que foram batidos recordes de decibéis. Quando as equipas subiram ao relvado, as bancadas vestiram-se com as cores da bandeira da Irlanda e de um lado podia ler-se "We want Dublin" e do outro "Este é o nosso destino". De Espanha nem chegaram a 300 os apoiantes do Villarreal.

Paulo Bento no Dragão

Apesar de ainda estarem distantes os próximos compromissos da Selecção Nacional, Paulo Bento foi ontem ao Estádio do Dragão para assistir ao jogo do FC Porto com o Villarreal. O seleccionador viu em acção, na primeira mão da meia-final da Liga Europa, os jogadores portistas que fazem parte dos seus planos.

Vila-real já esgotou

O FC Porto colocou ontem à venda, em regime de exclusividade para os detentores de Dragon Seats, os bilhetes para a segunda mão e não foi preciso esperar muito tempo para que esgotassem. O que significa que os portistas vão ser apoiados por 2500 adeptos no El Madrigal, na partida que vai definir qual das duas equipas marcará presença na final de Dublin.

Só uma equipa virou um 1-5

As probabilidades de se apurar para a final da Liga Europa estão praticamente todas do lado do FC Porto. Na história das competições europeias, só por uma vez uma equipa virou a seu favor uma eliminatória em que perdera por 5-1 na primeira mão: foi em 1985/86 e o autor da proeza foi o Real Madrid das "remontadas", tendo ganho por 4-0 no segundo jogo ao Moenchengladbach.

Meia dúzia de clubes ingleses

Uma dúzia de clubes enviou observadores ao Dragão e os ingleses dominaram por completo: Arsenal, Chelsea, Manchester United, Liverpool, Everton e Tottenham tiraram apontamentos sobre eventuais reforços. Estiveram ainda presentes o Bayern de Munique, a Juventus, a Real Sociedad e o Celta de Vigo. De Portugal pediram entrada o Nacional e o Sporting.

Empate do Braga festejado

O FC Porto já tinha empatado o jogo e não se vislumbrava uma jogada perigosa junto à área do Villarreal, por isso as aplausos que ecoaram pelo Estádio do Dragão, aos 57', foram dedicados ao golo que o Braga acabara de marcar na Luz, na altura também a repor a igualdade. A festa dos bracarenses foi, assim, partilhada, no ponto mais a norte, pelos mais de 42 mil espectadores.

Catalá falha segunda mão

O Villarreal já sofreu uma baixa para o jogo da segunda mão. O lateral-esquerdo Catalá foi admoestado com um cartão amarelo, atingindo assim o limite regulamentar nesta prova, que são três. Catalá viu o cartão aos 74 minutos, devido a uma falta sobre Hulk, que obrigou mesmo o Incrível a sair de maca, reentrando em campo pouco depois.

Guarín faz golo 450

Faltavam apenas dois golos para o FC Porto atingir os 450 em todas as competições internacionais e Guarín ficará para a história como o autor desse tento, quando completou a cambalhota no marcador. Agora, os dragões têm 452 golos em 296 jogos, incluindo as duas presenças na Taça Intercontinental, registando 143 vitórias, 61 empates e 92 derrotas.