No dia em que fez 65 anos, Mário Saldanha concretizou o desejo de ver Mário Palma à frente da Selecção Nacional, isto após um namoro de vários anos. Por mais do que uma vez, o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol abordou o mais conceituado treinador português de sempre, mas nunca houve acordo, devido a outras propostas mais aliciantes. "Espero que este dia fique na história do basquetebol nacional. É uma pessoa que conhece a nossa história e que tem conseguido bons resultados nos projectos por onde passou", lembrou o dirigente.
Após onze anos com sucesso em Angola e na Jordânia, Mário Palma regressa a Portugal, juntamente com o adjunto de longa data Mário Gomes - agora também secretário-geral -, para concretizar um sonho. "É um prazer e um orgulho treinar o meu país", ressalvou. A nova equipa técnica assinou um contrato válido por dois anos e já definiu o primeiro objectivo: "Queremos estar no Eurobasket'2011. Depois, desejamos fazer melhor que o nono lugar de 2007."
O novo seleccionador deixou a garantia que convocará "os melhores jogadores, independentemente da camisola que vestem e da idade". "Há jogadores que têm 18 anos e já estão velhos, enquanto outros com 30 anos ainda são jovens", recordou o técnico, dando o exemplo de Heshimu Evans: "É um jogador disponível para jogar por Portugal. Tem 36 anos, mas mentalmente é como se tivesse 20." O primeiro compromisso oficial do novo técnico será em casa contra a Hungria, a 9 de Agosto.