Internacional

Ex-internacional neerlandês revela que foi viciado em cocaína: "Começas a mentir..."

Daryl Janmaat Newcastle

Daryl Janmaat explicou como se deixou cair no vício em cocaína após uma lesão grave ter terminado com a sua carreira, em 2022

Daryl Janmaat, ex-internacional neerlandês que jogou ao mais alto nível nos Países Baixos e em Inglaterra, passando por clubes como o Feyenoord, Newcastle e Watford, revelou que passou por problemas relacionados com drogas, falando pela primeira vez sobre como ficou viciado em cocaína após ter terminado a carreira.

Em direto para um podcast, o antigo lateral-direito, atualmente com 36 anos, que se retirou do futebol em 2022, ao serviço do seu clube de formação, o ADO Den Haag, explicou como a forma dolorosa como terminou a carreira o levou a cair neste vício, antes de passar por um processo de reabilitação na África do Sul.

"O vício em cocaína causa muito dano. Eu estava muito, muito envolvido nisso. Tenho três filhos que também ouvem e leem coisas, não posso nem quero entrar em detalhes, mas o meu vício em cocaína causou-me muito dano. Eu estava muito motivado, mas uma lesão no joelho arruinou tudo. Tinha o joelho incrivelmente inflamado. Depois de uma injeção, tudo correu mal: a agulha errada provocou uma inflamação na articulação. A minha carreira acabou. Não consegui suportar", assumiu.

"A cocaína destrói muito. A minha família e os meus amigos apoiaram-me, mas desapontei muita gente. Começas a mentir e a distorcer as coisas. É exaustivo, mas acima de tudo, muito doloroso. Se pôs a minha vida em perigo? Bem, eu estava muito, muito envolvido. Houve momentos em que estive muito, muito mal, digamos assim. Tive tudo como jogador, e de facto, ainda tenho. Mas muitas coisas aconteceram desde então. Demasiadas. O vício é uma verdadeira batalha, em que estás no limite das tuas forças. Literalmente. Estás numa luta; destrói mesmo muito. Numa clínica, tens terapia e apoio psicológico. Depois disso, tomei um rumo diferente. Sim, o correto. Felizmente", prosseguiu, aliviado.

Na sequência da sua retirada forçada, Janmaat transitou para um cargo de diretor-técnico no ADO Den Haag, mas o ex-jogador referiu que essa mudança de ambiente não o ajudou naquele período difícil a nível mental, pelo contrário.

"Supunha-se que devia receber ajuda de todos e de tudo, mas deixaram-me à minha sorte. Não foi nada. De repente, perdi a estrutura que tinha tido durante anos como futebolista. Foi difícil. O vício na cocaína apoderou-se de mim pouco a pouco. Começas a mentir às pessoas que amas. É terrível, magoei muita gente. Conseguia suportar a pressão dos jogos de elite, embora me incomodasse. É um tabu, mas tenta lidar com todas essas opiniões. Joguei um Mundial [em 2014], muitos jogos num estádio De Kuip lotado, na Premier League com o Newcastle e o Watford... Enfrentei os melhores avançados. Claro que há pressão, mas não perdi o equilíbrio por completo. Os problemas só começaram depois de me retirar. Como jogador, tudo é gerível: vais de treino em treino. De jogo em jogo. Quando tudo isso desapareceu e me senti completamente fora do lugar como diretor-técnico do ADO, as coisas correram mal. E com razão", refletiu.

Redação O JOGO