Lyon venceu o PAOK.
FC Porto e Braga seguiram esta quinta-feira diretamente para os oitavos de final da Liga Europa, numa fase de liga que acabou por ser conquistado pelo Lyon, do treinador português Paulo Fonseca.
Na oitava e última jornada, o FC Porto recebeu e bateu o já eliminado Rangers, por 3-1, numa partida em que chegou a estar perder, enquanto para o Braga um 0-0 nos Países Baixos perante o Go Ahead Eagles acabou por suficiente para confirmar um lugar entre os oito primeiros.
Depois do sucesso de Sporting e Benfica na Liga dos Campeões, FC Porto e Braga também alcançaram o apuramento, agora na Liga Europa, e confirmaram a continuidade das quatro equipas portuguesas que estiveram em ação na Europa.
O Santa Clara ainda lutou pela entrada na Liga Conferência, mas acabou por ficar pelas pré-eliminatórias.
O Lyon confirmou o primeiro lugar, em igualdade pontual com o Aston Villa, mas com vantagem na diferença de golos. A equipa de Paulo Fonseca bateu em casa o PAOK Salónica (4-2), que seguiu para o play-off, e os ingleses venceram em Birmingham o Salzburgo (3-2), que ficou eliminado.
O Midtjylland, da Dinamarca, o Betis, de Espanha, o Friburgo, da Alemanha, e a Roma seguem também diretamente para o top 16.
Com alguma surpresa, Basileia e Feyenoord, do extremo português Gonçalo Borges, que ainda tinha possibilidades de apuramento, ficaram eliminados logo na fase de liga.
No Dragão, o apuramento do FC Porto ficou decidido na primeira parte, com todos os golos a serem marcados nesse período, num jogo em que o francês Gassama, aos seis minutos, deu vantagem ao Rangers, que contou com Chermiti no onze.
Rodrigo Mora, aos 27 minutos, Francisco Moura, aos 36, e um autogolo de Emmanuel Fernandez, aos 41, reverteram a situação para a equipa de Farioli, que ficou com lugar marcado nos "oitavos", em que também está o Braga, ambos com 17 pontos alcançados.
Nos Países Baixos, os minhotos somaram o segundo empate seguida na fase de liga, situação que acabou por ser suficiente para seguir em frente entre o grupo dos primeiros classificados.
A 12 e 19 de março, com segunda mão em casa, FC Porto e Braga vão defrontar os alemães do Estugarda (11.º), os húngaros do Ferencváros (12.º), os escoceses do Celtic (21.º) ou os búlgaros do Ludogorets (22.º). Saberão em 27 de fevereiro.
Por seu lado, ao Lyon só faltava mesmo confirmar o primeiro lugar da fase de liga e isso aconteceu com a ajuda de Afonso Moreira, que foi titular e fez a assistência para os dois primeiros golos dos franceses.
A equipa de Paulo Fonseca esteve mesmo perto de ser, a solo, a equipa mais pontuada da fase de liga (21), mas o Aston Villa recuperou de dois golos de desvantagem frente ao Salzburgo e alcançou igual número.
Já o Midtjylland, terceiro com 19 pontos, com Dani Silva como suplente utilizado recebeu e bateu o Dinamo Zagreb, por 2-0, e o Betis, que terminou com 17, ganhou em Sevilha ao Feyenoord, por 2-1, com um golo e uma assistência do brasileiro Antony.
O Friburgo também acabou com 17 pontos, mas despediu-se da fase de liga com uma derrota em França perante o Lille (1-0), com os gauleses em festa. O golo do veterano Giroud, de grande penalidade, aos 90+2 minutos, deu o play-off à equipa da casa, que contou com Felix Correia a titular.
Um empate na Grécia perante o Panathinaikos (1-1) acabou por ser suficiente para a Roma fechar o top 8, com 16 pontos, mas com bastante drama à mistura. Os gregos contaram com Renato Sanches na segunda parte.
A perder e com menos uma unidade, por expulsão de Mancini, o polaco Ziolkowski marcou para a Roma, aos 80 minutos, o golo que garantiu o empate e que fez baixar o Genk para o nono lugar, ou seja, para posição de play-off.
Os belgas venceram em casa o Malmo por 2-1, mas precisavam de ter marcado mais golos para ultrapassar os romanos na classificação.
A Roma teve ainda a ajuda do Nottingham Forest, que em casa goleou o Ferencváros, por 4-0, com um bis do brasileiro Igor Jesus, impedindo assim os húngaros de serem a grande surpresa no grupo de apurados diretos para os "oitavos".