FC Porto

Selecionador da Polónia elogia escolha de Pietuszewski pelo FC Porto

Oskar Pietuszewski e Martim Fernandes FC Porto

Jan Urban acredita que assinar pels dragões foi uma boa decisão por parte do jovem extremo. Quanto a uma eventual chamada à seleção principal da Polónia, o selecionador não afasta a hipótese, mas pede calma

Oskar Pietuszewski deu nas vistas na Polónia antes de se transferir para o FC Porto, onde também teve uma estreia muito feliz, e naquele país já é perspetivada a chamada do extremo à seleção principal. Entre elogios ao jogador, Jan Urban, o selecionador, pediu que não se apresse essa decisão.

"É uma questão discutível. Uns dirão que ele poderia ter sido convocado para a seleção principal. Claro que poderia. Mas é preciso pensar no que era melhor para ele naquele momento. Jogar na seleção jovem e no clube ou, por exemplo, ficar no banco da seleção principal ou jogar 10/15 minutos? Ele é melhor do que Kaminski, Zalewski, etc? É um tema para discussão", referiu no sábado, após um evento de um jornal polaco.

Em entrevista na Polónia, voltou a falar sobre o tema. "Por que deveria ser promovido a um nível superior só porque saiu do campeonato polaco para o FC Porto? Não, ele não vai entrar direto para a seleção principal por isso, mas se continuar a jogar ao mais alto nível, por que não? Na realidade, todos estaremos a acompanhar os seus primeiros passos no FC Porto, quer ele jogue mais ou menos. É uma questão de observação", explicou, elogiando a escolha do futebolista de 17 anos.

"Parece-me que a escolha foi muito boa, porque é um futebol técnico, e ele é um jogador que tem uma técnica muito boa para a sua idade, é talentoso, tem um drible excelente. E, certamente, numa equipa assim é mais fácil entrar no grupo. Um trunfo adicional é o facto de estarem lá dois compatriotas, muito experientes, que jogam, e que certamente o vão ajudar nesta adaptação inicial. Se ele pode jogar? Com certeza que sim. É um rapaz novo e está a entrar numa equipa com um potencial enorme", referiu Jan Urban.

Redação O JOGO