Sporting

Outra dor de cabeça para o Sporting: Eduardo Quaresma pára três semanas

Eduardo Quaresma lesionou-se no Sporting-V. Guimarães, da Taça da Liga LUSA

Lesão do central no rosto resultou de um choque com Samu, durante a meia-final da Taça da Liga. Camisola 72 dos leões deverá falhar dois jogos para o campeonato (Casa Pia e Arouca) e outros tantos na Champions. (PSG e Ath. Bilbau). Quando regressar à competição, irá usar uma máscara.

Eduardo Quaresma lesionou-se na meia-final da Taça da Liga frente ao Vitória de Guimarães, num lance aéreo dividido com Samu aos 66 minutos do encontro. Com imensas dores, o central leonino seguiu de imediato para o Hospital de Leiria para realizar uma bateria de exames à zona magoada e, já na quarta-feira, foi operado ao osso zigomático da face esquerda.

Esta lesão impedirá o central de atuar nas próximas três semanas, sensivelmente. Ou seja, o camisola 72 não estará disponível para os jogos contra o Casa Pia (Liga, dia 16), Paris Saint-Germain (Liga dos Campeões, dia 20), Arouca (Liga, dia 24) e Athletic Bilbau (Liga dos Campeões, dia 28). No regresso à competição, Eduardo Quaresma terá de proteger a face com uma máscara.

Nos últimos três meses, Rui Borges teve de encontrar soluções para superar inúmeros problemas físicos, lesões musculares (duas, ver quadro em anexo) e traumáticas, como as que se verificaram anteontem na meia-final da Taça da Liga, com Eduardo Quaresma e Fotis Ioannidis, este com queixas no joelho direito e também substituído no decorrer do desafio.

O treinador do Sporting continua assim com constrangimentos para formar o onze para o embate contra o Casa Pia, na próxima ronda do campeonato - primeira jornada da segunda volta -, mas já terá à disposição para o centro da defesa Gonçalo Inácio e Zeno Debast. O internacional português cumpriu o jogo de castigo diante do V. Guimarães, enquanto o defesa belga está recuperado de uma lesão e tem trabalhado sem limitações. Já Diomande joga pela seleção da Costa do Marfim contra o Egito no próximo sábado, nos quartos de final da Taça das Nações Africanas e, se ganhar, continuará ausente dos planos de Rui Borges. Caso contrário, regressará com caráter de urgência a Lisboa para se juntar ao plantel leonino e ser opção para o embate contra os gansos, aumentando assim o leque de disponíveis para o centro da defesa.

Além das interrogações no eixo da defesa, Rui Borges terá de encontrar soluções para o meio-campo, uma vez que Maxi Araújo e Morten Hjulmand, ambos por acumulação de cartões amarelos, vão ficar de fora do próximo jogo.

O técnico, de resto, não escondeu a frustração no final do encontro com os minhotos e lamentou as muitas ausências. "É algo que parece de estudo. Hoje sinto mais e a equipa também sente. É impossível, por mais otimista... custa ver tanta gente de fora. Não serve de desculpa, jamais servirá", atirou o técnico sportinguista na conferência de imprensa. Afirmação semelhante teve o guarda-redes Rui Silva após o apito final de Luís Godinho: "Houve muita contrariedade ao longo do jogo, muitas coisas a acontecer. Temos de saber lidar com isso, somos profissionais".

Nuno Vieira Rodrigues