Seleção Nacional

Pedro Proença: "O ano de 2025 é excecional para o futebol português"

Pedro Proença Lusa

Declarações do presidente da Federação Portuguesa de Futebol à margem do Globe Soccer Awards

Presente no Dubai, para a gala dos Globe Soccer Awards, Pedro Proença falou de um "ano excecional" para o futebol português".

"O ano de 2025 é excecional para o futebol português, nomeadamente para a federação, jogadores e clubes. Esta gala, estas nomeações, treinadores, agentes, as próprias seleções... É o reconhecimento do trabalho que está a ser feito, que depois permite estes patamares de reconhecimento internacional. O futebol português é 'role model' na criação e potenciação de talento do jovem jogador, do treinador, do dirigente, da organização. É evidente que estarmos aqui é um sinal desta positividade que vivemos", afirmou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol ao Canal 11.

Com tanto talento, Proença acredita na conquista do Mundial. "Direi que Portugal tem de ter essa ambição. Estaremos neste momento no top-5 com capacidade organizativa e depois de talento que os jogadores têm para assumir que queremos ser campeões. Se vai ou não acontecer, será o pequeno detalhe que vai fazer a diferença. A federação preparará tudo. Tendo a competência de jogadores, treinadores... Penso que temos a tempestade perfeita para que as coisas possam acontecer num dia de inspiração. Se adicionarmos mais duas ou três seleções... Queremos ser campeões do mundo e ter esta ambição sem arrogância, mas com a vontade de querer dar esta alegria ao povo português, que tanto merece", vincou.

Cristiano Ronaldo será uma dar armas na prova. "É uma marca que ultrapassa a Portucalidade. E todos o reconhecemos quando estamos no espaço internacional. Não foi por acaso que o primeiro-ministro mencionou a raça do nosso capitão. E é esse o ADN que nos define enquanto portugueses. Se voltarmos há séculos, a forma como liderámos o processo dos Descobrimentos, diria que é um bocadinho essa a dinâmica. Muitas vezes nos perguntam como um país tão pequeno consegue criar tanto talento. E hoje, o que era há poucos anos nos jogadores, acontece nessas áreas todas. A Universidade do Futebol, que a FPF vai lançar, é também para trazer o conhecimento técnico. Assegurámos não só o passado, o presidente, mas o futuro também está assegurado", completou.

Redação O JOGO