Fruto de um protocolo entre o Clube Desportivo Foz Porto e o agrupamento de escolas Garcia de Orta, tem 650 alunos e cinco modalidades em competição. Andebol, voleibol, patinagem artística, ténis de mesa e ginástica são os desportos em que o Clube Desportivo Foz Porto compete oficialmente e com as equipas inscritas nas respetivas federações.
Desporto para o pai e os filhos
Pedro Fleming, 50 anos, é o pai e joga voleibol na recém-criada equipa de adultos; Teresa, de 15, é filha e também pratica voleibol; e Luís, de 12, o filho, preferiu o andebol.
"A Teresinha começou a jogar vólei e nós, como família, começamos a acompanhar. Ficamos entusiasmados com o jogo, rápido e com muitos pontos, e, em conversa com outros pais, percebeu-se que havia interesse em partilhar um bocadinho dessa emoção. Uma antiga jogadora propôs-se ser treinadora e começamos, uma vez por semana, a fazer uns treininhos", contou Pedro, com os filhos, atletas do Clube Desportivo Foz Porto e alunos do Garcia de Orta, ao lado.
"Já tinha tentado outros desportos, mas um dia duas amigas perguntaram-me se queria treinar com elas, eu disse que sim, ainda era nas minis, em que não há competição, gostei e nunca mais deixei", recordou Teresa, que joga desde há dois anos e é capitã de equipa.
"Tenho de ver se veio toda a gente, avisar se há algum evento, motivar a equipa, estar sempre a apoiar", enumerou como deveres da responsabilidade que tem. "Eu estava mais para o futebol, mas a minha mãe falou-me do andebol e, como a minha irmã já estava nesta academia, decidi vir e gostei", disse Luís. "Vejo os jogos das seniores e muitas vezes vamos apanhar bolas para os jogos do FC Porto", diz ainda Teresa, com a mãe, Carolina, sempre atenta à conversa.
Um bocadinho de FC Porto
A formação do voleibol do FC Porto está integrada na Academia AEGO Sports. "Nesta modalidade temos três níveis, o voleibol de elite, de competição, que são as equipas do FC Porto, que irão lutar já este ano, acredito eu, e no futuro, para serem campeãs nacionais, temos as equipas do Clube Desportivo Foz Porto, que estão a ser montadas para que também num futuro próximo possam subir à primeira divisão, e ainda uma classe, de que nos orgulhamos e está esgotada, que é o CAF, Centro de Avaliação de Formação, que é um voleibol mais social, com meninas que nunca competiram, mas gostam de jogar", revelou José Santos.
A Academia AEGO Sports tem ainda outras modalidades, cuidadas com o mesmo esmero. "Acarinhamos o desafio dos professores de judo, de ténis de mesa e de kung du, que é uma defesa pessoal. Chamamos-lhes, com carinho, as classes mais pequenas, mas que fazem um trabalho social brutal para aqueles miúdos que têm mais dificuldade na parte competitiva ou de socialização", estimou Luís Graça.