Farioli assumiu que tem de gerir o esforço dos jogadores, mas desta vez não vai trocar de guarda-redes. Diogo Costa vai a jogo com o Famalicão, quebrando a "tradição" das taças, mas é de prever alterações noutros setores porque a equipa entra em campo menos de 72 horas depois do Estrela da Amadora.
Menos de 72 horas depois do apito final do encontro com o Estrela da Amadora, o FC Porto volta a jogar, recebendo o Famalicão para os oitavos de final da Taça de Portugal. Para preservar a integridade física dos seus jogadores, Francesco Farioli deve fazer algumas alterações no onze, conforme o próprio admitiu, mas a gestão não passará pela baliza, ao contrário do que tem sido habitual. De acordo com o que O JOGO apurou, Diogo Costa será o dono da baliza esta noite, mantendo-se Cláudio Ramos no banco.
"Num clube destes, entramos em todas as competições com o desejo de as disputarmos até ao fim e competimos por títulos, o que significa que temos de ganhar os jogos. Claro que temos de gerir o esforço dos jogadores, porque a época é longa, mas também não podemos gerir demasiado porque precisamos de ter um onze competitivo e vários jogadores prontos a entrar", assumiu o treinador, provavelmente aludindo ao encontro com o V. Guimarães da Taça da Liga em que mexeu bastante e acabou eliminado. Ainda assim, é de prever que Pablo Rosario, Gabri Veiga e William Gomes entrem no onze, dando descanso a Alan Varela, Rodrigo Mora e Pepê. Também Samu poderá ser poupado. Farioli, porém, não abriu o jogo.
"Temos um plantel muito equilibrado, à exceção das posições em que perdemos dois jogadores, devido a lesões por contacto. De resto, estamos bem servidos. Claro que durante a época pode haver mais lesões, mas, no geral, toda a equipa está preparada para jogar. Temos uma disponibilidade acima dos 92%, uma estatística fantástica, tendo em conta o nosso calendário e de o FC Porto ter disputado o Mundial de Clubes", apontou, assumindo que esta "é uma oportunidade boa para rodar o plantel, gerir o cansaço do grupo, de fazer algumas mudanças ou muitas mudanças, segundo as necessidades". Tendo sempre em conta "a forma como o jogador esteve durante a semana e a confiança que sinto nele. Se quisermos continuar a evoluir no nosso trajeto, acredito que esteve fator é fundamental", frisou.
Convocatória alargada
Algumas das decisões que Francesco Farioli fará no encontro desta noite serão tomadas mais em cima da hora do jogo, uma vez que estão pendentes de questões físicas que serão avaliadas até ao limite. Por essa razão, a convocatória foi alargada a 22 elementos, de acordo com o que O JOGO apurou. Na prática, ficam de fora apenas Pedro Lima e Tomás Pérez, presenças habituais na equipa B. João Teixeira treinou com o grupo, mas não terá sido incluído, ao contrário de Yann Karamoh.
Onze provável do FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Bednarek, Prpic e Moura; Froholdt, Pablo Rosario e Gabri Veiga; William Gomes, Samu e Borja Sainz.