Líder do Real Union, onde o central jogou, avançou para o negócio por sugestão do irmão, técnico do Aston Villa
Antonio Espigares, central de 21 anos que chegou a Barcelos esta época, proveniente do Villarreal, foi um dos melhores do Gil Vicente em Guimarães. Fruto da lesão de Elimbi, o espanhol estreou-se no onze e deixou boas indicações. Nada que surpreenda Igor Emery, irmão do treinador do Aston Villa, Unai Emery, e presidente do Real Union, do terceiro escalão espanhol, clube que Espigares representou por empréstimo do Villarreal, somando 26 jogos na época de 2022/23.
A O JOGO, Igor Emery disse que o gilista tem tudo "voltar a Espanha e jogar facilmente em La Liga", contando que o contratou por sugestão de Unai Emery. "Quando esteve no Villarreal, o meu irmão disse-me que havia um central jovem, que aos 17 anos já tinha treinado com a equipa principal e que gostava muito dele. Passou-me a ideia de que fisicamente era imponente e que podia ser interessante para nós." A expectativa confirmou-se. "Houve um jogo na Taça do Rei, diante do Maiorca, que me chamou a atenção. Ele era tão jovem e fez frente a Muriqi, um avançado fantástico, muito experiente e muito corpulento. Qualquer outro defesa teria dificuldades em enfrentá-lo, mas o Espigares, com aquela idade, defrontou-o sem qualquer medo. Nunca se encolheu nos duelos e acabou por fazer um grande jogo."
Para Igor Emery, Espigares, "tem uma maturidade que impressiona", revelada desde muito novo. "Tem uma saída de bola muito forte, é bom no passe e é intenso, nunca se encolhe e gosta de duelos. É um jogador que não tem limites".