Benfica

"Jogadores têm potencial, mas alguém tem de os meter lá dentro. E é o que vou fazer com José Neto"

José Mourinho AFP

José Mourinho, treinador do Benfica, fez esta terça-feira a antevisão ao encontro com o Nápoles, marcado para as 20h00 de amanhã, no Estádio da Luz, e referente à sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões

Quando chegou ao Benfica disse que a equipa ir morder mais. Os jogadores deram uma boa imagem de agressividade no dérbi. Se tivesse começado a época, o Benfica estaria em melhor posição no campeonato? "Não posso dizer que se tivesse começado, estaríamos melhor ou pior. Acho que é uma leviandade dizê-lo, não quero entrar por aí. Não me sinto confortável a dizer. Depois teria de dizer que se tivesse começado o campeonato, não teria começado com este plantel. Mas foi o treinador anterior que decidiu e pediu este plantel. E podem dizer 'e se o antigo treinador cá estivesse, a equipa estava melhor?' Talvez sim, talvez não. É uma leviandade. Por esse tipo de comentário, não sou capaz de dizer que comigo estaríamos melhor ou não."

O que os joves precisam para ter mais preponderância? José Neto é um dos convocados? "Sim, o Neto está convocado. E se está convocado, pode jogar. Os meninos precisam, fundamentalmente, de que se errarem, não os martelem. Já chega a pressão inerente à estreia, a passar de um escalão etário para um escalão maior, uma competição maior. Já é suficiente esse tipo de pressão. Acrescentar mas pressão é o pior que pode acontecer. Depois há a velha história: os jogadores têm potencial, mas alguém tem de os meter lá dentro. Se não, serão sempre jogadores com potencial. Como terem mais tempo de jogo? Falta jogarem mais do que os outros. Se forem melhores do que os outros, jogam. Houve alguém que meteu Scott McTominay lá dentro e disse 'Pogba fora e joga este' [refere-se a ele mesmo, nos tempos do Manchester United]. E com o José Neto esse alguém vou ser eu."

Filipe Rodrigues Ferreira