O Marselha falhou esta sexta-feira a subida à liderança provisória e manteve-se na terceira posição da Liga francesa, ao perder em Lille (1-0), na 15.ª jornada, podendo afastar-se do tetracampeão Paris Saint-Germain e do líder Lens
Um golo de Ethan Mbappé, irmão do ponta de lança internacional gaulês Kylian Mbappé, aos 10 minutos, deu o êxito aos dogues, que lançaram os portugueses André Gomes e Félix Correia já na última meia hora, mas não tiveram Rafael Fernandes e Tiago Santos.
Os anfitriões lograram a terceira vitória seguida e igualaram a melhor série de resultados esta época para o campeonato, no qual os visitantes vinham de cinco partidas invictas e cederam pela segunda vez consecutiva, depois do empate na receção ao Toulouse (2-2).
O Lille, quarto, acumula agora os mesmos 29 pontos do Marselha, ambos a dois do Lens, que recebe o antepenúltimo Nantes, treinado pelo português Luís Castro, no sábado, dia em que o campeão europeu PSG, segundo, com 30, vai ser anfitrião do Rennes, quinto.
Seguem-se o Lyon, de Paulo Fonseca, em igualdade com o Rennes, ambos com 24, e o Mónaco, sétimo, com 23, após ter perdido na visita ao Brest (1-0), no arranque da ronda.
Um tento do maliano Kamory Doumbia, ao minuto 28, garantiu a quarta derrota em cinco jornadas aos monegascos - que até tinham derrotado o PSG na semana passada (1-0) -, bem como o terceiro êxito seguido dos bretões, nonos, com 19 pontos, num encontro em que acabaram em inferioridade numérica, devido à expulsão de Ludovic Ajorque, aos 60.