Selecionadores da Colômbia e do Uzbequistão reagiram ao sorteio do Mundial'2026, depois de terem sido emparelhadas com Portugal no Grupo K, juntamente com o vencedor de um play-off entre a República Democrática do Congo, Jamaica e Nova Caledónia
Néstor Lorenzo e Fabio Cannavaro, selecionadores da Colômbia e do Uzbequistão, respetivamente, reagiram esta sexta-feira após as seleções que comandam terem sido emparelhadas com Portugal no Grupo K do Mundial'2026, juntamente com o vencedor de um play-off intercontinental entre a República Democrática do Congo, Jamaica e Nova Caledónia.
Da parte colombiana, Lorenzo encarou Portugal com satisfação, dizendo que "dá gosto" enfrentar uma seleção do calibre da equipa das quinas.
"É bonito que o povo esteja unido e ilusionado com a seleção, é sinal de que os rapazes transmitiram coisas bonitas. Estava tranquilo antes [do sorteio] e estou tranquilo agora, no sentido de que sei que vai depender muito de nós. Dá-me gosto enfrentar uma equipa como Portugal, que nos vai exigir, vai medir-se em boa maneira, é uma das melhores equipas do mundo. E por outro lado, a equipa que ganhar a repescagem, Congo e Jamaica podem ser rivais de cuidado, em que será preciso muita precaução", comentou.
O treinador de 59 anos afastou qualquer excesso de confiança, mesmo com a "incógnita" Uzbequistão e um dos apurados do "play-off" intercontinental. "Não podemos ter excesso de confiança e vamos trabalhar arduamente para passar por esse desafio. É importante chegar à competição em grande forma e fazer uma boa preparação", concluiu.
Já Cannavaro, campeão do mundo em 2006 por Itália, enalteceu o orgulho do estreante Uzbequistão no torneio: "A primeira reação é estarmos nesta fase do Mundial. Vamos enfrentar Portugal, Colômbia, e claro que para os nossos será excitante. Estamos no Mundial, é este o caminho e estamos felizes por estarmos cá. Espero que lutemos até ao fim".
Portugal vai defrontar a Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do caminho 1 do play-off intercontinental, no Grupo K do Mundial2026 de futebol, que vai decorrer nos Estados Unidos, Canadá e México, ditou o sorteio realizado hoje em Washington.
A Seleção das quinas vai estrear-se na competição no dia 17 de junho, com o vencedor do caminho 1 do play-off intercontinental, enfrenta na segunda jornada o estreante Uzbequistão, em 23 de junho, e fecha a fase de grupos frente à Colômbia, em 27 de junho.
Os locais e os horários das partidas vão ficar definidos no sábado, informou a FIFA.
O Mundial'2026 vai decorrer entre 11 de junho e 19 de julho do próximo ano, numa inédita organização tripartida entre Estados Unidos, Canadá e México.