Antevisão ao jogo frente ao Sporting, da ronda 13 da I Liga, agendado para as 20h15 de sexta-feira, na Luz
Que Sporting espera? "Não faço ideia. O Sporting jogará como o Rui Borges quiser que jogue, como o Rui preparou a sua equipa durante esta semana. Não faço a mínima ideia. Obviamente que também nos prepararemos para o jogar 'assim ou assado', mas o mais importante é como queremos jogar, o que preparámos para nós próprios, para a nossa identidade enquanto equipa. Mas como fazemos com todas as equipas, estudamos o mais que podemos. Fica sempre aberta a porta da imprevisibilidade, que é a que o treinador e os jogadores adversários podem meter no jogo. Mas, honestamente, esta semana preparámo-nos mais relativamente a nós próprios do que pensando no nosso adversário, que como sabemos é fortíssimo."
Os jogadores têm noção do que é jogar um dérbi? "Os jogadores também vão crescendo com as experiências. Quando disse que há jogadores que chegam a um clube e depois saem e ainda não perceberam muito bem onde estiveram, refiro-me a um determinado perfil. Porque há outros que, pelo seu próprio perfil, vivem um pouco isolados dos contextos, não sentem muito a responsabilidade, a dimensão, historicamente não sabem o significado de determinado tipo de jogos. Refiro-me um bocadinho mais ao perfil do que ao jogador que acabou de chegar e não percebe. Há uns que chegam e percebem imediatamente onde estão, mesmo os recém-chegados já jogaram contra o Sporting. Percebem o perfil o campeonato em Portugal e as equipas que tradicionalmente jogam para os lugares de cima. Não penso que isso seja um problema."
Identificou algo no Sporting que suscite uma reação tática para o jogo? "Não quero responder. A pergunta é boa, mas a resposta não é boa para dar, porque seria exatamente o mesmo que te dizer: 'Henrique, vem ver os treinos e já percebes o que fizemos e as coisas que nos preocupam ou que podemos tentar explorar'. Não gosto de dizer debilidade, porque numa equipa da dimensão do Sporting não há debilidade. Poderá simplesmente haver algumas coisas que fazem parte do modelo de jogo e do perfil deles que podemos tentar explorar. Basicamente, é um bocadinho por aí."