McLaren emitiu uma nota oficial para falar do problema no carro que custou a desclassificação de Norris e Piastri no Grande Prémio de Las Vegas de Fórmula 1
Através de um comunicado no site oficial, a McLaren abordou o tema que está a marcar o dia no mundo da Fórmula 1 e pediu publicamente desculpa aos dois pilotos pela desclassificação a que foram sujeitos. Um problema com a espessura da placa traseira dos monolugares fez com que Lando Norris e Oscar Piastri não somassem qualquer ponto, permitindo a aproximação de Max Verstappen na classificação geral.
"Um final frustrante para o dia de hoje. Tivemos de fazer alguns ajustes no final da corrida e agora sabemos que isso se deveu a alguns problemas no nosso carro, que infelizmente resultaram na nossa desqualificação. É frustrante perder tantos pontos. Como equipa, estamos sempre a esforçar-nos para obter o máximo desempenho possível e, claramente, não conseguimos o equilíbrio certo hoje. Não há nada que possamos fazer para mudar isso agora, em vez disso, toda a atenção se volta para o Catar, onde vamos tentar dar o nosso melhor. É dececionante sair deste fim de semana sem pontos após uma desqualificação infeliz devido ao desgaste dos pneus. Com a grelha tão equilibrada, estamos sempre a procurar onde podemos ganhar desempenho e desta vez não acertámos. Após o Grande Prémio de Las Vegas, fomos considerados em violação do Artigo 3.5.9 do Regulamento Técnico, que exige uma espessura mínima de 9 mm no skid. O carro 4 foi considerado em violação por um máximo de 0,12 mm no skid traseiro e o carro 81 por um máximo de 0,26 mm no skid traseiro. Durante a corrida, ambos os carros sofreram níveis inesperados e elevados de porpoising, não observados nas sessões de treinos, o que levou a um contacto excessivo com o solo. Estamos a investigar as razões para este comportamento do carro, incluindo o efeito dos danos acidentais sofridos por ambos os carros, que descobrimos após a corrida e que levaram a um aumento do movimento do piso. Como a FIA observou, a violação não foi intencional, não houve tentativa deliberada de contornar os regulamentos e também existiram circunstâncias atenuantes", começam por dizer.
"Pedimos desculpas ao Lando e ao Oscar pela perda de pontos hoje, num momento crítico das suas campanhas, após dois fortes desempenhos deles durante todo o fim de semana. Como equipa, também pedimos desculpas aos nossos parceiros e fãs, cujo apoio significa muito para nós. Embora este resultado seja extremamente dececionante, continuamos totalmente focados nas duas últimas corridas da temporada", acrescenta a McLaren.
Lando Norris e Oscar Piastri desclassificados do GP de Las Vegas de Fórmula 1
Os pilotos Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren, foram este domingo desclassificados do Grande Prémio de Las Vegas de Fórmula 1, 22.ª das 24 provas da temporada, por infração aos regulamentos técnicos.
A dupla britânico-australiana, que chegou a cruzar a meta em segundo e quarto lugares, respetivamente, viu o resultado oficialmente anulado depois de as medições efetuadas nos seus monolugares revelarem desgaste excessivo na prancha de contacto inferior, tendo os comissários concluído que ambos os carros não cumpriram o mínimo de 9 mm exigido pela norma.
Desta forma, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull), que vencera a corrida deste domingo, vê encurtada a distância para o líder do campeonato, Lando Norris, para 24 pontos, empatando com Piastri no segundo lugar, ambos com 366.
Com as desclassificações, o britânico George Russell (Mercedes) subiu a segundo no GP de Las Vegas, enquanto o seu companheiro de equipa Kimi Antonelli foi promovido a terceiro.
Em comunicado, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) adiantou que as mediações foram efetuadas "na presença dos comissários e dos três representantes da McLaren, e essas medições confirmaram que não estavam conforme os regulamentos".
A McLaren argumentou que existiam circunstâncias atenuantes, entre elas as poucas oportunidades para testar devido ao mau tempo no primeiro dia e as sessões de treinos encurtadas pelas condições da pista.
Embora os comissários tenham rejeitado os argumentos da equipa, acrescentaram que "a FIA considerava firmemente que a infração não foi intencional e que não houve qualquer tentativa deliberada de contornar os regulamentos".
A McLaren não é a primeira equipa a infringir as regras relativas à prancha inferior esta época: Lewis Hamilton (Ferrari) e Nico Hülkenberg (Sauber) também foram desclassificados, respetivamente, dos Grandes Prémios da China e do Bahrain, por transgressões semelhantes.
Com dois GPs e uma Sprint por disputar, há 58 pontos ainda em jogo nas próximas duas provas do campeonato, com os três primeiros separados por 24.
Lando Norris mantém, assim, os 390 pontos com que partiu para esta prova, perdendo os 18 do segundo lugar.
Oscar Piastri perde os 12 do quarto lugar e vê-se apanhado por Max Verstappen. Ambos têm, agora, 366.
No próximo fim de semana disputa-se o GP do Catar, 23.ª ronda da temporada, que tem 33 pontos em disputa: oito na corrida sprint de sábado e 25 na corrida principal de domingo.