Itália enfrenta Irlanda do Norte no arranque dos play-offs
A tetracampeã Itália vai começar frente à Irlanda do Norte os play-offs de apuramento para o Mundial'2026, ditou esta quinta-feira o sorteio, procurando evitar a eliminação nesta fase pela terceira edição consecutiva.
Campeã em 1934, 1938, 1982 e 2006, a seleção transalpina foi eliminada nos play-offs das duas últimas edições do Mundial, frente à Suécia (2018) e à Macedónia do Norte (2022), que viria a perder com Portugal na final da repescagem.
Colocada no caminho A, a Itália vai receber a Irlanda do Norte, que chega aos play-offs por via da Liga das Nações e tenta regressar 40 anos depois a um Mundial, com a vencedora a visitar o País de Gales ou a Bósnia-Herzegovina.
Com quatro vagas ainda por distribuir na qualificação europeia, no caminho B a Ucrânia vai receber a Suécia, vinda da Liga das Nações, após um desapontante apuramento, enquanto a Polónia joga com a Albânia, que sonha com a sua primeira presença num Mundial.
A final deste caminho será disputada em casa da Ucrânia ou da Suécia, finalista no Mundial de 1958 e terceira classificada em 1950 e 1994.
Terceira qualificada em 2002, a Turquia vai jogar com a Roménia na meia-final do caminho C, com o vencedor a visitar a Eslováquia ou o Kosovo, outra das equipas que pode fazer a estreia em Mundiais.
Depois de garantir os play-offs com vitórias sobre Portugal e Hungria nas duas últimas jornadas, a Irlanda vai visitar a República Checa nas meias-finais do caminho D, com o vencedor deste encontro a receber a Dinamarca ou a Macedónia do Norte, pela segunda vez nesta fase do apuramento.
As meias-finais serão disputadas em 26 de março de 2026 e as finais cinco dias depois, com os vencedores a juntarem-se aos restantes 12 apurados da Europa: Áustria, Bélgica, Croácia, Inglaterra, França, Alemanha, Países Baixos, Noruega, Portugal, Escócia, Espanha e Suíça.
O Mundial'2026 vai ser disputado pela primeira vez por 48 seleções e em três países diferentes, com Estados Unidos, México e Canadá a receber o torneio de 11 de junho a 19 de julho.
Programa dos play-offs europeus:
- Caminho A:
- - Meias-finais:
- Itália - Irlanda do Norte
- País de Gales - Bósnia-Herzegovina
- - Final:
- País de Gales/Bósnia-Herzegovina - Itália/Irlanda do Norte
- Caminho B:
- - Meias-finais:
- Ucrânia - Suécia
- Polónia - Albânia
- - Final:
- Ucrânia/Suécia - Polónia/Albânia
- Caminho C:
- - Meias-finais:
- Turquia - Roménia
- Eslováquia - Kosovo
- - Final:
- Eslováquia/Kosovo - Turquia/Roménia
- Caminho D:
- - Meias-finais:
- Dinamarca - Macedónia do Norte
- República Checa - Irlanda
- - Final:
- República Checa/Irlanda - Dinamarca/Macedónia do Norte
Nova Caledónia defronta Jamaica nos play-offs intercontinentais
Nova Caledónia e Jamaica vão defrontar-se pela vaga numa das finais dos play-offs intercontinentais de acesso ao Mundial'2026, sendo que o vencedor irá decidir a qualificação com a República Democrática do Congo.
Depois de ter falhado a qualificação direta para a fase final, ao perder com a Nova Zelândia na final do apuramento da Oceania, a Nova Caledónia, que nunca participou num Campeonato do Mundo, terá pela frente a Jamaica, segunda classificada num dos grupos da fase de apuramento da CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas) e que esteve por uma vez na competição, em 1998.
Neste Caminho 1 dos play-offs, o vencedor irá depois encontrar a República Democrática do Congo, que também procura a sua estreia em Mundiais, após ter ultrapassado a Nigéria, no decisivo duelo da fase de qualificação africana.
Já no Caminho 2, o sorteio que decorreu em Zurique ditou um confronto entre Bolívia e Suriname, duas formações sul-americanas, mas que competiram em zonas de apuramento diferentes. Quem triunfar, encontrará na final deste caminho o Iraque, participante no Mundial1986 e que foi um dos segundos colocados do apuramento da Ásia.
Se os bolivianos, que estiveram nos Mundiais de 1930, 1950 e 1994, agarraram a vaga de play-off da América do Sul, com o sétimo lugar, os surinamenses terminaram o seu grupo da CONCACAF no segundo posto.
As meias-finais e finais de ambos os caminhos estão agendadas para março do próximo ano, em Guadalajara e Monterrey, no México, um dos anfitriões do Mundial2026, que vai decorrer também nos Estados Unidos e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho.
O próximo Campeonato do Mundo, que, pela primeira vez, será disputado por 48 países, já tem 42 confirmados, entre os quais Portugal, aos quais se juntarão os dois que vencerem os play-offs intercontinentais e os quatro que ultrapassarem os play-offs europeus.
- Caminho 1
- - Meia-final:
- Nova Caledónia - Jamaica
- - Final:
- República Democrática do Congo - Nova Caledónia/Jamaica
- Caminho 2
- - Meia-final:
- Bolívia - Suriname
- - Final:
- Iraque - Bolívia/Suriname