Futebol Feminino

Sporting nos "quartos" da Taça Europa feminina após prolongamento

A festa das jogadoras leoninas Sporting Clube de Portugal

Equipa leonina derrotou o Glasgow City

O Sporting venceu as escocesas do Glasgow City, por 3-1, necessitando do prolongamento, da reviravolta e de um bis de Telma Encarnação para rumar aos quartos de final da Taça Europa feminina de futebol.

No Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, após o 1-1 da primeira mão dos "oitavos", Nicole Kozlova ainda colocou o Glasgow City na frente, aos 41 minutos, mas Telma Encarnação, aos 73' e 100', e Clara Armengol, aos 107', marcaram encontro na fase seguinte da estreante segunda prova europeia de clubes com Hammarby ou Ajax.

As leoas podiam ter tido o melhor começo possível de duelo, mas a guarda-redes Lee Gibson tinha outras ideias e travou o primeiro remate, por intermédio de Flor Bonsegundo, logo aos dois minutos, e a boa entrada não se materializou em golo.

Aos poucos, a turma escocesa foi equilibrando a partida e começando a ameaçar a baliza de Anna Wellmann, mas foi de novo Lee Gibson, com uma grande defesa, a negar o golo, desta feita a Telma Encarnação, que estava em fora de jogo, aos 27'.

Depois de alguns minutos sem chegar com perigo ao último terço, a equipa de Micael Sequeira consentiu o golo de bola parada, aos 41', com Amy Muir a subir nas alturas e a cabecear para o desvio de Nicole Kozlova, também com a cabeça.

Em desvantagem, o Sporting entrou para o reatamento com maior posse de bola, mas com escassas oportunidades para criar perigo, o que motivou uma alteração tripla aos 68, ao entrarem Jeneva Hernandez-Gray, Ana Capeta e Carla Armengol.

As mudanças produziram efeitos imediatos e a equipa "verde e branca" conseguiu chegar ao empate aos 73', com Carla Armengol a picar a bola por cima da defesa contrária e a encontrar Telma Encarnação, que atirou de primeira com a bola no ar.

À procura de resolver ainda no tempo regulamentar, Telma Encarnação acertou no poste com estrondo, aos 87', através de um livre direto em zona frontal, e Cláudia Neto atirou com perigo, aos 90'+4', mas a bola desviou numa defesa e saiu ao lado.

No prolongamento, o Sporting mostrou superioridade física e obteve a reviravolta ao marcar aos 100', com Telma Encarnação a desviar de cabeça o cruzamento de Beatriz Fonseca, e 107', com Clara Armengol a dominar e finalizar com qualidade.

Lusa