Revelação polémica no livro "Lewandowski. O verdadeiro"
A biografia de Robert Lewandoski, assinada por Sebastian Staszewski, revela uma história insólita que vai gerar polémica.
Segundo conta o autor no livro "Lewandowski. O verdadeiro", o atacante reuniu várias vezes com dirigentes do clube, entre os quais o presidente Joan Laporta, na reta final da temporada 2022/23, para lhe pedir que não marcasse mais golos.
Nessa altura, o polaco era líder da tabela de marcadores com 23 golos e o Barcelona estava em primeiro. "Robert, precisamos que deixes de marcar golos nas duas últimas jornadas", disseram ao jogador, que mostrou a sua estupefação pelo teor inédito da conversa. Em causa estava um prémio de 2,5 milhões de euros que o Barcelona teria de pagar ao Bayern se Lewandowski chegasse aos 25 golos.
Lewandowski foi utilizado nesses dois últimos jogos e de facto não marcou, conquistando na mesma o "pichichi", à frente de Benzema.
No livro é relatada outra situação peculiar e caricata do polaco no Barcelona. Numa viagem da equipa, Lewandowski questionou o cozinheiro sobre a pouca variedade de carne e peixe numa refeição. Este respondeu-lhe que estavam a poupar...