Todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar sob aviso amarelo por diferentes motivos - agitação marítima, vento ou precipitação - em distintos períodos até sábado.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quinta-feira para vermelho, o mais grave dos três níveis, o aviso por chuva forte e persistente no distrito de Setúbal, onde uma estrada já foi cortada por inundação.
Segundo a mesma fonte, aquelas condições de pluviosidade vão manter-se pelo menos até às 9h00 horas, seguindo-se o nível laranja até ao meio-dia, mas há também aviso amarelo até domingo devido a agitação marítima na mesma região, com "ondas de sudoeste com 3,5 a 4,5 metros".
Contactado pela Lusa, o comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil daquele distrito a sul do rio Tejo informou que a estrada nacional 378, em Fernão Ferro, está cortada por inundação e que os distritos mais afetados pela tempestade Claudia são Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.
Para já, até cerca das 7h00, houve alertas para dezenas de ocorrências como quedas de árvores e inundações.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou mais de 60 ocorrências entre as 4h30 e as 7h00 relacionadas com a chuva forte por causa da depressão atmosférica, sobretudo inundações da via pública.
De acordo com informação disponível no site da ANEPC, pelas 7h00, a maioria das ocorrências foram registadas na região Oeste, Leiria, Coimbra, Área Metropolitana de Lisboa e península de Setúbal.
O IPMA já tinha emitido avisos laranja para esta quinta-feira em 16 distritos de Portugal continental, o segundo mais elevado, devido à chuva forte.
Nos distritos de Viseu, Porto, Guarda, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga, o sinal laranja vai estar em vigor até às 9h00, devido à "precipitação, por vezes forte e persistente".
Todos os distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar sob aviso amarelo por diferentes motivos - agitação marítima, vento ou precipitação - em distintos períodos até sábado.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Portugal registou 270 ocorrências na quarta-feira devido às condições climatéricas adversas, e prepara-se para um aumento esta madrugada, devido a um "pico de precipitação", de acordo com a Proteção Civil.