Dragões e leões recebem Tartu e Rasta Vechta, respetivamente
A restarem duas jornadas da fase de grupos, a FIBA Europe Cup está a entrar no primeiro momento de decisões e as duas equipas portuguesas, FC Porto e Sporting, não podem perder terreno para se apurarem entre os seis melhores segundos classificados, pelo menos. Assim, dragões e leões (ambos 2v/2d e em terceiro nos respetivos grupos) estão hoje obrigados a procurar, em casa, um desfecho diferente do da primeira volta, contra Tartu (20h00, Porto Canal) e Rasta Vechta (19h30, Sporting TV), respetivamente.
Em teoria, os estónios seriam acessíveis, ocupando o último lugar do Grupo B, mas causaram um grande dissabor aos azuis e brancos há três semanas. Daí para cá, a formação de Fernando Sá entrou numa dinâmica positiva, "já com alguns jogadores recuperados, o que possibilita uma maior rotação", adiantou João Guerreiro ao Porto Canal. "São uma equipa de atiradores, com jogadores que têm boas percentagens de três pontos e que se fecha muito na área pintada. Obriga-nos a procurar outro tipo de soluções e agora temos mais treinos para melhorar esses aspetos", acrescentou o extremo-poste, que tem ganho espaço com a ausência prolongada de Miguel Queiroz.
Em Alvalade, o Sporting recebe um rival que tem o mesmo registo europeu, mas foi altamente produtivo no jogo na Alemanha (98-82, incluindo 30-10 no terceiro quarto). "O factor casa é muito importante e agora é a nossa vez de vencer", estabeleceu o base Miguel Correia.
Rostock torce por derrota portista
Proveniente da EuroCup, o Murcia é a primeira equipa apurada para a segunda fase da FIBA Europe Cup, graças a um triunfo expressivo sobre o Bosna (Bósnia), por 87-63. Bilbao Basket, Casademont Zaragoza e Rostock também estão lançados para seguir em frente. Os alemães, que superaram o Antuérpia no Grupo D (63-75), do FC Porto, estão agora a torcer para que o Tartu vença no Dragão, o que lhes confirma a passagem. No Grupo E, do Sporting, o Dinamo de Sassari pode qualificar-se caso ganhe e os leões batam o Rasta Vechta.