Internacional

Lançamentos laterais são arma secreta do Brentford, que tem um especialista

Michael Kayode Brentford

Lançamentos laterais para a área adversária estão na "moda" na Premier League e Michael Kayode, do Brentford, destaca-se em particular neste aspeto

Contratado em definitivo à Fiorentina no verão passado, por 17,5 milhões de euros, depois de meia época de empréstimo, Michael Kayode tem sido destaque na Premier League ao serviço do Brentford devido a um aspeto muito particular: os seus poderosos lançamentos laterais.

Sempre que os "bees" têm direito a um lançamento em situação ofensiva, o jovem lateral-direito italiano, de 21 anos, é o jogador chamado a realizá-lo, de forma a "bombear" a bola para a área adversária, em busca de um cabeceamento certeiro ou de um ressalto que resulte dessas disputas aéreas.

O Brentford é mesmo a equipa com mais lançamentos para a área adversária até ao momento nesta edição da Liga inglesa, em lances que já lhe valeram nove golos e vitórias sobre o Newcastle e Liverpool. Quanto a Kayode, realizou, para já, sete dos 15 lançamentos laterais mais longos da época, com o mais longínquo a ter percorrido uma distância de 38,52 metros, frente ao Fulham, de Marco Silva.

"Tentei uma vez e descobri que me dava bem. Nunca tinha praticado. Aqui deram-se conta imediatamente. Em Inglaterra trabalhamos muito estas situações. Há estatísticas incríveis sobre jogadas de bola parada. Nos lançamentos para a área, gera-se muito caos. Não têm a potência de um canto, não podes lançar a bola tão longe e, se a bola cai ali, pode chegar a um companheiro", explicou o lateral, em declarações à Calcio Premier.

Veja na parte superior da página um lançamento lateral de Kayode, frente ao Liverpool, que acabou mesmo em golo.

Redação O JOGO