Rui Costa e João Noronha Lopes, candidatos à presidência do Benfica, estiveram esta quinta-feira num debate transmitido por RTP Notícias, SIC Notícias, CNN Portugal e CMTV
Se José Mourinho exigir a continuidade de Mário Branco, deixa cair Pedro Ferreira?: "Não, de forma alguma. Deixar sair Mourinho se ele impuser isso? A minha escolha para diretor-geral é Pedro Ferreira. José Mourinho tem tido conduta irrepreensível, disse que tinha votado no Benfica e não se meteu em questões eleitorais. O Nuno Gomes conhece bem José Mourinho. Vamos sentar-nos com ele no primeiro dia e criar condições. Ninguém consegue garantir nada. Tenho a certeza de que vai querer trabalhar com a nossa equipa. Nenhum treinador está acima do Benfica. Tenho a certeza de que se vai rever no nosso projeto e que vai ficar no Benfica. Estou convicto de que vai ser campeão pelo Benfica este ano. [Então o projeto do Benfica não está assim tão mal, diz Rui Costa]. É preciso dizer que Mourinho começa a época coxo, com um plantel que não foi escolhido por ele. Estou convicto de que vamos ser campeões. Não acho que Mourinho possa ser responsabilizado por plantel que não escolheu. Mínimo? Tentar ganhar todas as competições. Um treinador que entra como ele, e quando entrou, não é exigível que seja campeão. Não exijo ser campeão este ano, mas espero que ganhe títulos. Está a começar a meio da época com plantel que não escolheu."
Nuno Gomes foi apoiante declarado de Pedro Proença, como descalça a bota? "Expressou opinião há um ano, quando não havia vínculo com o Benfica. Neste momento, está alinhado com a minha visão para o futebol português e com as minhas observações a Pedro Proença. Foi uma pessoa que, durante algum tempo, embalou clubes com a promessa de 300 M€. Nessa altura, Rui Costa e a Direção deixaram andar. Não teria votado em Pedro Proença. Não consigo entender o projeto de Pedro Proença; fez megainvestimento na sede da Liga. Teve atitude na ECA contra a liga portuguesa, juntando-se às ligas mais fortes e não aos interesses da liga portuguesa. Se falei com Nuno Gomes sobre isso? Com certeza, expressou opinião pessoal sobre isso. Estamos alinhados sobre isso. Sou independente e isso permite-me defender os interesses do Benfica com a FPF e Liga de forma que me faz olhar apenas para os interesses do Benfica."
Mensagem final: "Quero dizer olhos nos olhos: é uma honra enorme estar aqui a disputar a segunda volta. É o sonho da minha vida, a paixão. Preparei-me para isto com muita humildade, reuni equipa; tenho comigo Bagão Félix, Vítor Paneira, Nuno Gomes. Temos muita vontade de ganhar e ajudar o Benfica. Convicto de que vou ganhar. Reitero o que Rui disse: muito importante que os benfiquistas vão votar. Há coisas que nos dividem, mas há muitas mais que nos unem. O Benfica está acima de tudo."