Rui Costa e João Noronha Lopes, candidatos à presidência do Benfica, estiveram esta quinta-feira num debate transmitido por RTP Notícias, SIC Notícias, CNN Portugal e CMTV
Admite que a campanha não correu bem e que a mensagem não chegou aos sócios? "Nesta campanha, as críticas que faço são objetivas ao que se passou no mandato de Rui Costa, não faço ataques pessoais. Já defendi Rui Costa de ataques em Assembleia Geral. A um presidente é devido todo o respeito institucional. Não é o meu estilo. Estamos a discutir o mandato de quatro anos. Rui Costa quer ganhar como eu; o que está em causa é se cumpriu: ganhar, equilibrar as contas e defender o Benfica. Na minha ótica, não o fez."
Sobre Luís Filipe Vieira: "Quero estar a discutir ideias e projetos. A resposta é: olhem para o que foi a campanha e tirem as conclusões. Façam uma campanha objetiva. Sobre Luís Filipe Vieira, não apoiei nem trabalhei com ele. Os benfiquistas têm de ter o reconhecimento devido. Não consigo perceber porque é que não foi convidado para o aniversário do estádio. Sobre o que Rui Costa disse, faz-me confusão que esteja a desmerecer o que se passava antes."
Sobre José Mourinho: "É um grande treinador. Nunca defendi um interino; se foi a melhor solução, apoio a 100%. É um grande treinador, com o qual vou trabalhar. Vai ter peso determinante para o Benfica ganhar mais. Não vejo as coisas assim, nunca vi de outra maneira. Vem para ganhar e, quando ele ganhar, ganhamos todos."
Opções de reforços: se forem diferentes das do seu diretor desportivo e de José Mourinho? "As contratações são discutidas com o treinador, de acordo com as necessidades da equipa. Estamos já a falar de reforços para daqui a dois meses, quando houve um grande investimento de 130 milhões. Alguma coisa não correu bem. Está a treinar uma equipa que ele não escolheu, é o que aconteceu com Bruno Lage quando entrou. Assim, qualquer treinador, mesmo que seja o melhor do mundo, como José Mourinho, terá dificuldade em ganhar. A comunhão entre as pessoas é fundamental."
Como vai decidir a intervenção no plantel? "Será decidido pelo treinador e pela estrutura, apresentando alternativas de acordo com o que ele pensa que são as necessidades. Por isso há equipa-sombra, o scouting. Tenho na minha equipa pessoas que cresceram no Benfica, que conhecem os cantos à casa. O Pedro Ferreira foi dos melhores diretores de scouting do Benfica, foi ele quem identificou Darwin e Enzo Fernández. Nuno Gomes dispensa apresentações. É essa equipa que vai criar melhores condições a José Mourinho para ganhar."
Sobre Bernardo Silva: "Ele diz que quer vir, falo com ele há muito tempo. Volto a dizer agora: comigo como presidente, Bernardo voltará ao Benfica. Contrato à espera? Ouça, falo com ele há muito tempo. É alguém que admiro, sofre pelo Benfica como eu. Pensa pela sua cabeça e entendo que não tome posição pública."