Atualmente a recuperar de lesão, o defesa belga foi o protagonista do programa "Um dia com" e falou da sua integração e das ambições para a presente época
Zeno Debast recupera por estes dias de uma lesão num joelho que, sem ser grave, vai mantê-lo afastado dos relvados mais algumas semanas, como na terça-feira deu conta numa publicação nas redes sociais, onde prometeu "voltar em breve e mais forte".
Antes de se magoar, na partida com o Marselha para a Liga dos Campeões do passado dia 22, o internacional belga foi protagonista da rubrica "Um dia com", gravada antes da receção ao Kairat Almaty e ontem emitida pelo canal do Sporting.
Depois de uma temporada em que ajudou o clube a vencer a dobradinha, Debast mostrou-se confiante em nova temporada vencedora. "Esta época será boa para nós. Na liga tentaremos ganhar todos os jogos, ser bons como equipa e aproveitar também porque é importante. A diversão vem com as vitórias. Depois temos a Champions onde vamos tentar mostrar o nosso nível", assumiu.
Formado no Anderlecht, o jogador de 22 anos destacou a excelente relação que há no Sporting entre os jogadores e restantes elementos. "Quando cheguei, o ambiente era muito positivo não só na equipa, mas também no clube. Todas as pessoas envolvidas no Sporting são muito positivas e apoiam os jogadores. É como uma grande família", começou por dizer, lembrando que esta é a sua primeira experiência fora da Bélgica. "No início era estranho estar sozinho num país estrangeiro, falar outra língua e ter feito a minha primeira transferência para outra equipa, porque nunca tinha jogado noutro clube para além do Anderlecht ou do Halle, a minha primeira equipa. Os adeptos apoiaram-me muito, foi fácil integrar-me", revelou.
Para apoiar na integração, Debast tem em Lisboa a companhia do amigo Seba, que considera ser "um irmão mais velho". Por outro lado, conta ainda com um chef particular para o ajudar na alimentação, Francisco, que contou: "Acompanho o Zeno desde março. Ele é uma pessoa simples, muito fácil de agradar a partir do momento em que nos conhece. Um profissional muito dedicado. O Zeno gosta de coisas saudáveis, carne, peixe, batata doce, brócolos, dos legumes que ele mais gosta." Neste episódio, Debast dá conta de como começa o dia em Alcochete e que o seu pequeno-almoço é uma omelete de queijo e fiambre.
"Gosto muito de praia"
O defesa belga não esconde que Portugal lhe proporciona algo que não tem na Bélgica e no final do dia foi relaxar para o seu "sítio favorito" em Lisboa, um café junto à praia. "Gosto muito da praia porque dá-me paz. Vamos à praia duas ou três vezes por semana para descansar um pouco depois do treino. Temos uma praia aqui perto de casa. Gostamos muito. Quando cheguei ao Sporting a primeira coisa que me mostraram foi este lugar. O Edu [Quaresma] não percebe como venho para a praia em dezembro (risos)", completou.