Extra

Rússia chama patético a Zelensky por ter exigido ida de Putin à Turquia

Vladimir Putin (Créditos: AFP)

O chefe da diplomacia da Rússia descreveu esta quinta-feira o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, como “patético” por ter exigido que o homólogo russo, Vladimir Putin, participasse pessoalmente nas conversações entre Kiev e Moscovo em Istambul

“Zelensky disse que exigia que Putin fosse pessoalmente [a Istambul]. Bem, que pessoa patética”, comentou Serguei Lavrov num discurso aos diplomatas em Moscovo, transmitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).

Lavrov disse também que as capitais ocidentais não querem a paz na Ucrânia e estavam a discutir entre si que não poderiam admitir acabar com a mobilização da Europa contra a Rússia.

O Ocidente está a “meter-se em sarilhos” no confronto com Moscovo, afirmou, citado pela agência de notícias russa Ria Novosti.

Lavrov destacou em particular o Reino Unido, que disse estar a interferir no processo diplomático de resolução da situação na Ucrânia.

“Um conselheiro do primeiro-ministro britânico em matéria de segurança nacional já foi destacado para Zelensky, para que ele não diga nada desnecessário e acabe por enterrar a sua reputação e a reputação daqueles que o treinam”, afirmou.

O ministro sublinhou que a posição da Rússia é a de um acordo justo a longo prazo.

Disse que a diplomacia não é uma questão de adivinhar e gritar ao microfone, como afirmou ser prática de Zelensky, “mas sim de o fazer profissionalmente”.

Referiu também que a questão das capacidades militares de que a Ucrânia disporá está longe de estar resolvida.

Lavrov apelou para que se dê uma oportunidade às negociações de paz em Istambul, mas criticou a proposta de cessar-fogo defendida por Kiev e pelos aliados ocidentais, afirmando que só serviria para rearmar a Ucrânia.

“Devemos dar uma oportunidade às negociações, mas ninguém pode garantir que tudo correrá bem, sem problemas”, disse o ministro aos diplomatas, também citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Menos comedida nas palavras, a porta-voz de Lavrov, Maria Zakharova, chamou hoje “palhaço e falhado” a Zelensky por ter afirmado que a delegação russa enviada à Turquia era uma farsa.

“Quem usa a palavra ‘farsa’? Um palhaço? Um falhado? Uma pessoa sem qualquer tipo de formação”, afirmou Zakharova, durante uma conferência de imprensa em Moscovo, citada pela AFP.

“Mas quem é ele?”, acrescentou, referindo-se a Zelensky.

Zelensky, que chegou hoje à Turquia, tinha desafiado Putin a viajar para Istambul para se reunirem os dois no âmbito das conversações bilaterais sobre a guerra russa contra a Ucrânia, as primeiras em mais de três anos.

A Rússia anunciou na quarta-feira à noite a composição da delegação, que não inclui Putin, nem sequer Lavrov ou o conselheiro presidencial para as relações internacionais, Yuri Ushakov, como chegou a ser noticiado.

A delegação é chefiada pelo conselheiro presidencial Vladimir Medinsky, e integra os vice-ministros dos Negócios Estrangeiros Mikhail Galuzin e da Defesa Alexandr Fomin, além de uma série de peritos.

Medinsky declarou que a delegação russa está empenhada num trabalho sério e profissional nas negociações em Istambul, segundo a Ria Novosti.

Acrescentou que o objetivo das negociações diretas propostas por Putin é estabelecer uma paz duradoura e a longo prazo, eliminando as causas profundas do conflito.

Putin sem planos para comparecer às negociações em Istambul

O Presidente russo, Vladimir Putin, "não tem planos" de viajar para Istambul, onde conversas diretas entre russos e ucranianos sobre o conflito devem ocorrer, disse o Kremlin na quinta-feira.

"Não, não há nada planeado neste momento", disse Dmitry Peskov, porta-voz da presidência russa, durante o seu ‘briefing’ diário, escusando-se a responder à pergunta obre os motivos por trás da decisão de Putin.

Por outro lado, Peskov disse “desconhecer” se a delegação ucraniana comparecerá às negociações bilaterais agendadas para hoje em Istambul, a primeira reunião desse tipo desde a primavera de 2022, sem um intermediário, sobre o resultado do conflito.

"De momento, os ucranianos não estão lá não sabemos se virão ou não. Não sabemos como as negociações ocorrerão", disse o porta-voz do Kremlin.

Entretanto, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou hoje de manhã a Ancara, onde deve encontrar-se com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, no final do dia, à margem das aguardadas conversações ucraniano-russas em Istambul.

Um alto funcionário do Governo ucraniano confirmou à agência noticiosa France-Presse (AFP) que o chefe de Estado da Ucrânia já chegou à capital da Turquia.

Os pormenores do eventual encontro com entre as delegações russa e ucraniana continuam por esclarecer, mas uma fonte diplomática russa disse à AFP que as conversações russo-ucranianas vão decorrer hoje à tarde a pedido do governo de Ancara.

A fonte, que não foi identificada, não forneceu a lista de participantes nem os dados sobre a agenda do eventual encontro.  

A delegação de Moscovo enviada por Putin chegou hoje de manhã a Istambul, com o negociador-chefe russo a indicar que o objetivo das conversações com Kiev é “estabelecer uma paz duradoura” na Ucrânia, pelo que há a determinação de se realizar “um trabalho profissional sério”.

“O objetivo das negociações diretas propostas por Vladimir Putin é estabelecer uma paz duradoura e sólida, eliminando as causas profundas do conflito”, escreveu Vladimir Medinsky na rede social Telegram.

Quarta-feira, a Rússia revelou a composição da sua delegação à ronda negocial na Turquia sobre a guerra na Ucrânia, confirmando a ausência de Putin e até do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov.

A delegação russa à reunião, prevista para hoje em Istambul, é liderada pelo conselheiro presidencial Vladimir Medinsky, pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Mikhail Galuzin, e pelo vice-ministro da Defesa, Alexander Fomin.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, havia apelado à participação de Putin e afirmou que a sua posição nas negociações sobre o conflito na Ucrânia iria depender de quem representasse a Rússia no encontro.

Já hoje, fonte oficial em Ucrânia indicou que Zelensky deve encontrar-se em Ancara com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, e só depois decidirá sobre os "próximos passos" nas negociações com a Rússia.

Segundo disse um alto funcionário ucraniano à Agência France Presse (AFP), Zelensky “começará a visita com Erdogan, em Ancara, e só então decidirá sobre os próximos passos".

Esta informação surge depois de os ‘media’ estatais russos terem informado que a delegação de Moscovo já chegou a Istambul.

Mais de três anos após o início da invasão russa da Ucrânia, Kiev e Moscovo deverão relançar hoje, em Istambul, Turquia, as conversações de paz diretas, as primeiras desde a primavera de 2022.

Lusa